Um contrato de seguro multilinha é um tipo de apólice de seguro que agrupa diferentes exposições ao risco e as cobre num único contrato. Essas apólices proporcionam rendimentos adicionais aos prestadores, ao mesmo tempo que oferecem maior comodidade e descontos nos prémios aos segurados.
Para os segurados, os contratos multilinha são opções atractivas porque agrupam as franquias para cobrir uma variedade de riscos. Estas ofertas também beneficiam os prestadores porque reduzem a exposição, repartindo o risco por uma série de factores diferentes, o que possibilita minimizar a carga financeira em caso de ocorrência de eventos catastróficos.
Agrupamento na prática
Uma seguradora multilinha é efectivamente um balcão único para empresas e indivíduos. Considere o seguinte:
Seguro pessoal: Existem várias seguradoras de grande dimensão que oferecem apólices individuais de seguro automóvel, domiciliário, de cuidados prolongados, de vida e de saúde.
Seguros comerciais: As seguradoras multilinhas podem cobrir riscos tais como perda de vida e roubo de propriedade física e intelectual.
As vantagens para as seguradoras
O agrupamento permite às seguradoras maximizar as suas ofertas, o que melhora a retenção de clientes, reduzindo o contacto que estes podem cultivar com os concorrentes. Além disso, ao obterem uma visão mais detalhada das necessidades globais de cobertura dos seus clientes, as seguradoras podem ter uma ideia mais clara dos tipos de riscos que representam. Isto ajuda as empresas a garantir que terão capital de reserva suficiente para cobrir os pagamentos que possam ter a responsabilidade de vir a fazer.
Vantagens para o Segurado
Para além de beneficiarem de descontos, os tomadores de seguros multilinha também podem obter serviços mais claros. Os clientes não só recebem uma factura que consolida as despesas para todas as áreas de cobertura, mas cada cliente é representado por um único ponto de contacto.
Por outro lado, um segurado agrupado pode estar a concordar com uma cobertura numa área em que uma determinada empresa pode não se especializar. Vamos supor que existe uma dada empresa que se distingue por fornecer cobertura automóvel, enquanto que o seguro residencial representa a sua linha de produtos secundários. Em tais casos, um tomador de seguro agrupado pode ter uma experiência mais eficiente ao fazer uma reclamação após um acidente de automóvel do que depois de comunicar um assalto a uma casa.
Numa perspectiva humorística da situação, as apólices agrupadas reduzem o lado burocrático dos papéis e ainda poupam aos segurados o incómodo de memorizar vários nomes de utilizador e palavras-passe.
Discussion about this post