A província da Zambézia é das poucas no País que está próxima de completar a electrificação dos postos administrativos, um incentivo para a exploração de recursos naturais, e universalizar o acesso à energia e melhoria da qualidade de vida da população.
Até este momento estão electrificados 40 postos administrativos, faltando apenas nove, para os quais já há fundos assegurados através do Programa “Energia para Todos” e outras linhas de financiamento público e de parceiros.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, que inaugurou, quarta-feira última, dois sistemas de fornecimento de corrente eléctrica, nos postos administrativos de Macuse (Namacurra) e Namanjavira (Mocuba), disse que o Governo está a investir na universalização do acesso à energia, para o desenvolvimento do capital humano e estímulo à industrialização na zona rural.
Segundo Nyusi, o investimento só terá valor e significado se forem desenvolvidas iniciativas tendentes ao aproveitamento da energia, em vários domínios, nomeadamente na agricultura, indústria, turismo, pesca e agro-processamento, para além da introdução do curso nocturno.
O Presidente apelou à população para a necessidade de fortalecer a vigilância contra os que vandalizam as infra-estruturas de transporte de energia e contra as fraudes, através de ligações clandestinas, por forma a não afectar a expansão da rede para outras regiões. Ainda de acordo com o Presidente da República, o roubo de energia não faz sentido, num contexto em que o Governo aboliu a taxa de ligação, além de que a expansão está a impulsionar o surgimento de novas infra-estruturas e serviços, cujo funcionamento carece de corrente eléctrica.
Neste momento, o Executivo está a investir no sector energético em resposta às crescentes necessidades de consumo, justificadas pela industrialização.
Segundo o Notícias, 32 mil novas ligações serão estabelecidas este ano na província, das quais 14 324 correspondentes a 40% da meta já foram concretizadas.
A propósito, o Chefe do Estado disse que os sistemas inaugurados nesta quarta-feira vêm fortalecer o compromisso de concretização do plano, o que significa dar energia a mais famílias e a actividades de geração de renda.
A rede de Macuse está avaliada em 124 milhões de meticais e tem capacidade para 1500 ligações, 900 das quais já foram feitas. Macuse tem um grande potencial agro-pecuário, pesqueiro e turístico.
Enquanto isso, a rede de Namanjavira está avaliada em mais de 99 milhões de meticais e vai beneficiar mil famílias e empreendimentos socioeconómicos, 600 das quais já acederam ao recurso.
O investimento faz parte do fundo global de 25 milhões de dólares (1,6 mil milhões de meticais) planificados para electrificar, nesta primeira fase, 26 postos administrativos a nível do País.
O Presidente disse também que este ano está a ser marcado por dois momentos históricos: a construção da maior central térmica em Temane e a primeira exportação de gás natural da Costa Oriental de África para o mercado global a partir da plataforma flutuante na bacia de Rovuma.
Discussion about this post