Há novos indícios de que a Apple está a construir o seu veículo eléctrico e terá contratado um executivo de topo da Lamborghini para a equipa.
Trata-se de Luigi Taraborrelli, responsável pela engenharia de chassis e dinâmica dos veículos e um dos executivos de topo da fabricante Lamborghini nos últimos 20 anos. Segundo a Bloomberg, citada pelo Notícias ao Minuto, a Apple terá contratado o engenheiro para trabalhar no seu veículo eléctrico, sendo mais um indício de que a gigante da maçã continua activa nesta indústria.
Com a experiência de Luigi Taraborrelli na Lamborghini, o executivo tornou-se um dos mais veteranos da equipa da Apple dedicada a veículos eléctricos. Por outro lado, o veículo da Apple poderá ter linhas mais exóticas e próximas dos super carros da marca italiana, do que as linhas simples e geométricas que foram apontadas inicialmente aos modelos da Apple.
No seu currículo, Luigi Taraborrelli esteve envolvido em modelos como o Urus, Huracan e Aventador, assim como a edição limitada do todo-o-terreno Huracan Sterrato e o conceptual Asterion. A sua área de especialização passa pelo chassis, suspensão, travões, volante e jantes dos veículos.
Importa lembrar que antes da contratação do executivo da Lamborghini, a Apple já tinha “roubado” o veterano, com mais de 30 anos da Ford, para liderar os sistemas de segurança do veículo. E no ano passado contratou o líder do segmento de carros eléctricos da BMW, assim como Stuart Bowers, responsável pelo sistema Autopilot da Tesla, para trabalhar na sua tecnologia de condução autónoma.
A Bloomberg revelou ainda que o projecto de automóvel da Apple já conta com centenas de antigos engenheiros da Tesla, Waymo, Volvo, Mercedes-Benz, McLaren, Porsche e Aston Martin.
Estima-se que a Apple possa apresentar o seu protótipo em 2025, com os rumores a apontarem para um veículo ambicioso, sem volante ou pedais, sendo totalmente autónomo. Ao que tudo indica, a gigante tecnológica planeia explorar o desenvolvimento de um automóvel com um design mais futurista, incluindo displays interactivos. A inclusão de um volante também está a ser discutida, planeando equipar o veículo com tecnologia que permita ao condutor tomar o controlo em caso de emergência.
Essa ambição tem levantando dúvidas aos especialistas da indústria, que duvidam que a Apple consiga obter um produto nesse prazo. E, apesar das contratações, a Apple também tem sofrido baixas e, no ano passado, perdeu, pelo menos, quatro nomes de topo, incluindo Doug Field, ex-Tesla, responsável por tecnologias avançadas, sistemas embebidos e líder de projecto, que foi para a Ford. E também Ian Goodfellow, especialista em inteligência artificial.
Actualmente, é referido que o projecto é supervisionado por Kevin Lynch, responsável também pelas equipas do Apple Watch e de software de saúde, juntamente com John Giannandrea, líder do departamento de machine learning.
Discussion about this post