A assembleia Municipal da Cidade de Maputo aprovou hoje, 27 de Julho, o agravamento da tarifa dos transportes de passageiros em sete meticais para distâncias até dez km. Assim, a tarifa passa de 12 meticais para 19 meticais e, acima de dez km, passa de 15 meticais para 22 meticais.
O município diz que o agravamento não vai pesar no bolso do munícipe, pois o Governo vai apoiar o custo através do cartão “Famba” e banca móvel.
Os partidos da oposição exigem mais clareza nos moldes em que os munícipes serão apoiados, visto que, até agora, não há eficácia nos cartões “Famba” e o transporte público não transporta a maioria dos utentes.
Na cidade de Maputo, vários autocarros não possuem o sistema de bilhética electrónica que usa o cartão “Famba” no sistema de pagamento.
Entretanto, o Governo disse recentemente que as tarifas dos transportes de passageiros não sofreriam agravamentos na região do Grande Maputo, por isso anunciou medidas de compensação dos utentes durante seis meses. A porta-voz da Assembleia Municipal que anunciou a subida do custo do transporte público não apontou o dia da entrada em vigor desta medida.