A TotalEnergies EP Mozambique Área 1 Limitada, na qualidade de operadora do projecto Mozambique LNG, apresentou esta terça-feira, 26 de Julho, em Pemba, um estudo de mercado, realizado pela Deloitte, que mapeia a realidade económica de Cabo Delgado e avalia as competências da província em matéria de fornecimento de bens e serviços, providenciando informações de mercado sobre diversos actores, incluindo empresas, associações empresariais e institutos técnicos de formação profissional.
O estudo procede igualmente ao mapeamento dos diversos programas de apoio ao desenvolvimento socioeconómico da província, bem como das respectivas fontes de financiamento, de modo a permitir um melhor alinhamento entre os programas e evitar a duplicação de esforços.
Um comunicado disponibilizado pela empresa revela que o estudo de mercado foi feito no âmbito da revisão do Plano de Conteúdo Local do Projecto Mozambique LNG, e que permitiu identificar os três sectores críticos que podem estimular o mercado local e todas as cadeias de valor, nomeadamente o da construção civil, transportes e logística e serviços gerais.
Na cerimónia de apresentação do estudo, a TotalEnergies entregou, de forma oficial, certificados ISO 9001 a 11 Pequenas e Médias Empresas (PME) da província de Cabo Delgado, que integraram o Programa de Preparação e Obtenção de Certificação das PME promovido pela TotalEnergies, em parceria com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ).
As empresas certificadas operam em diversos sectores de actividade, como prestação de serviços, construção civil, serviços eléctricos, produção, aprovisionamento e correctores sob medida. As PME certificadas beneficiarão ainda de um acompanhamento de dois anos para a renovação da certificação.
Nocif Magaia, director Provincial da Indústria e Comércio de Cabo Delgado, saudou a certificação das empresas, tendo, de seguida, afirmado que o estudo de mercado apresentado responde ao desígnio de fortalecer a integração e crescimento das indústrias locais e de todo o sector privado emergente na cadeia de valor dos megaprojectos, com base no conteúdo local, privilegiando as pequenas e médias empresas moçambicanas.
Por sua vez, Maxime Rabilloud, representante da TotalEnergies em Moçambique, disse que a realização deste estudo de mercado e a certificação de empresas moçambicanas são um testemunho do compromisso da empresa em contribuir para promover o conteúdo local e, por conseguinte, contribuir também para o desenvolvimento sustentável de Moçambique, em geral, e de Cabo Delgado, em particular.
“Apesar do nosso projecto Mozambique LNG continuar em força maior, e, portanto, com as operações suspensas, continuamos a investir em acções de conteúdo local para o desenvolvimento socioeconómico em Mocímboa da Praia e Palma, que já permitiram a criação de mais de 1300 empregos permanentes”, acrescentou.
Maxime Rabilloud salientou que, em estreita coordenação com o Governo e outras partes interessadas, a TotalEnergies continuará a investir na promoção do conteúdo local, incluindo através da divulgação de informação de interesse comercial, da capacitação de empresas e recursos humanos moçambicanos, do fomento de relações comerciais e integração de empresas moçambicanas nas oportunidades de negócio criadas pela companhia.