Os Governos de Moçambique e da África do Sul estão a acelerar as negociações que irão permitir, o mais breve possível, a implementação de projectos para o aumento da produção de energia eléctrica adicional e suprir o défice que o país vizinho enfrenta.
“Existe interesse no alinhamento entre os Governos de Moçambique e da África do Sul para que possamos, de forma célere, implementar projectos que levem à produção de mais energia eléctrica”, disse Carlos Zacarias, ministro dos Recursos Minerais e Energia, citado pelo Notícias.
Carlos Zacarias falava há dias na província de Inhambane, onde explicou que uma outra solução para aumentar os níveis de disponibilidade de energia eléctrica, tanto para Moçambique, como para África do Sul, é o projecto da hidroeléctrica de Mpanda Nkuwa, que prevê produzir 1500 megawatts e as infra-estruturas associadas de transporte de energia.
Com um custo estimado em 4,5 mil milhões de dólares, o projecto Mpanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem, uma central eléctrica com capacidade de produzir até 1500 megawatts e uma linha de transporte de energia de alta tensão de 1300 quilómetros a partir da província de Tete para Maputo. A conclusão do empreendimento está prevista para 2031.
O ministro acrescentou ainda que sendo o projecto da Central Térmica de Temane um ciclo combinado com recurso a gás, a construção de uma fábrica de gás de cozinha, bem como a linha de transporte de energia entre Temane e Maputo constituem também infra-estruturas que serão mobilizadas para aumentar o fornecimento à África do Sul.
O projecto da Central Térmica de Temane surge na sequência de um Contrato de Partilha de Produção (PSA), que envolve o Governo de Moçambique, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) e a multinacional sul-africana SASOL, orçado em cerca de 760 milhões de dólares e preconiza a produção de 4000 barris de petróleo leve por dia, 23 milhões de gigajoules de Gás Natural por ano, para a geração de energia, bem como a produção de 30 mil toneladas de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), vulgarmente conhecido como gás de cozinha.