Melhor do que um veículo de emissão zero, a equipa de estudantes da Faculdade de Engenharia de Eindhoven, nos Países Baixos, propõe Zem, um carro que captura CO2 durante a condução.
A equipa criou um protótipo chamado Zem, capaz de purificar o ar através de filtros especiais, ou seja, quando se movimenta, o carro retém parte do CO2 presente no ar, contribuindo, embora levemente, para a redução do aquecimento global.
O carro desenvolvido pelos estudantes pode capturar até 2 kg de CO2 por cada 20 mil milhas (mais de 32 mil quilómetros) percorridas, o que significa que, num ano, o veículo apresenta o mesmo rendimento de uma árvore. Pode não parecer muito, mas este é apenas o início do desenvolvimento e, se os filtros forem aplicados em grande escala, os efeitos benéficos na atmosfera começam a ficar interessantes.
Ainda assim, o projecto está em desenvolvimento e a equipa conta apresentar uma versão evoluída do filtro e tenciona criar uma pequena produção em série do carro. Ao mesmo tempo, patenteia a tecnologia desenvolvida, que, naturalmente, inclui também os “recipientes” especiais para esvaziar os filtros, com o CO2 recolhido a poder ser utilizado para vários propósitos. “Ainda estamos apenas na fase de conceito”, disse a líder da equipa, Louise de Laat, “mas já entendemos que poderemos aumentar o desempenho desses filtros especiais capturando quantidades cada vez maiores de CO2”.
A versão actual do filtro exige que ele seja esvaziado e limpo aproximadamente a cada 320 km. A equipa está a desenvolver um dispositivo especial onde as operações podem ser realizadas facilmente.
O Zem adoptou várias soluções para reduzir o impacto ambiental do carro também no nível de produção: a carroceria é impressa em 3D e feita de plásticos especiais reciclados que podem ser reutilizados quando o carro chegar ao fim da sua vida útil.
“Somos 35 alunos que tiveram a oportunidade de criar um carro com emissão quase zero”, explicou Nikki Okkels, chefe de relações externas do Instituto de Eindhoven. “Queríamos dar muitas pistas para mostrar que, se a indústria pensasse nisso, poderia adoptar muitas soluções para reduzir o impacto ambiental dos carros.”