A Beira é uma cidade moçambicana, capital da província de Sofala. Uma cidade histórica, que conta com um porto comercial, considerado um dos mais importantes da costa Sudoeste de África. Com uma população superior a meio milhão de habitantes, está na zona centro do país e só é superada em população pela capital, Maputo.
Na Beira encontrará caminhos de ferro, porto e aeroporto que têm ligação com todas as cidades principais do país e com todos os principais países que fazem fronteira também com Moçambique. É uma cidade que está em desenvolvimento turístico e que alberga a Universidade Católica de Moçambique.
Elevada a categoria de Cidade em 1907, fazem parte das sua principais atracções turísticas o parque nacional de Gorongosa, os seus monumentos como o Farol e a Catedral, os locais culturais como a Casa dos Bicos, Casa do Artista e a Casa da Cultura.
Parque nacional de Gorongosa
A cidade da Beira é uma porta de entrada para chegar ao extraordinário Parque nacional de Gorongosa. O Parque Nacional de Gorongosa, é um tesouro do país que proporciona benefícios ambientais, educacionais, estéticos, recreativos e económicos a toda a humanidade. Esta combinação de características únicas deu origem a uma das mais densas populações de fauna bravia de toda a África.
Segundo a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) em 2008, foi estabelecida uma parceria público-privada de vinte anos para a gestão conjunta do Parque, entre o Governo e a Fundação Carr, com o fim de assegurar a conservação da biodiversidade e incentivar o ecoturismo na Gorongosa. A biodiversidade única desta área, incluindo savanas densas, acácias e carismáticas espécies de carnívoros, herbívoros e centenas de espécies de aves, atrai anualmente turistas que apreciam verdadeiramente estar em contacto com a natureza.
Catedral da Beira
Igreja Catedral de Nossa Senhora do Rosário (ou Catedral da Beira) é o local onde existiu o primeiro cemitério da Beira, foi, em 25 de Outubro de 1900, lançada a primeira pedra, pelo então bispo de Epifânia, para a construção da igreja que várias décadas depois seria a Catedral da Beira, tendo sido inaugurada em 1925. Nas fundações da nave e do altar-mor encontram-se pedras da Fortaleza de São Caetano de Sofala. Edificação de cariz neo-gótico, com uma torre centrada rematada por agulha.
Farol do Rio Macuti
É uma torre elevada por um edifício de dois andares, pintada com bandas horizontais vermelhas e brancas, com duas galerias e lanterna, tudo a vermelho.
Segundo o site de viagens Bitonga Travel, o Farol da cidade nas cores vermelha e branca é possível ser avistado pela rua principal sentido praça da independência, chama atenção por si só, porém tem que pedir autorização para subir à secretaria de turismo e é gratuita a entrada.
Construído em 1920, o Farol do Rio Macuti ou Farol de Macuti, está localizado em Macuti. São 108 degraus mas proporciona uma vista incrível.
Casa dos Bicos
A Casa dos Bicos da Beira, é um edifício modernista de invulgar volumetria, projectado pelo arquitecto português Afonso Garizo do Carmo, por iniciativa da Junta de Comércio Externo para albergar os seus escritórios. O local já acolheu vários eventos culturais e já foi ponto de convergência de diversos artistas nacionais e estrangeiros.
Casa dos Bicos, na avenida Samora Machel, um edifício de estilo moderno onde decorrem feiras e exposições.
CASA DO ARTISTA
Foi fundada em 2003 por um grupo de cidadãos, de diferentes manifestações culturais e profissionais, que constatando uma carência de iniciativas culturais por parte da sociedade civil na cidade da Beira, resolveu criar uma associação cultural.
Na casa dos Artistas é possível encontrar exposições, eventos, filmes e feiras. Um óptimo local para visitar na cidade e tem a possibilidade de fazer eventos por lá.
Casa de Cultura
A Casa de Cultura da Beira é o polo cultural, logo na entrada irá deparar-se com o mural épico de Malangatana – Valente Ngwenya “Vovó Xipangara está Zangada” pintado em 1970 restaurado em 2016.
Na casa da Cultura é possível ter aulas de dança, capoeira, moda, canto, artesanatos e gastronomia.
Discussion about this post