A Baidu, mais conhecida por ser um dos motores de busca mais populares em território chinês, desvendou esta semana o Apollo RT6 EV, um carro eléctrico completamente autónomo, que espera lançar na China no próximo ano.
A tecnológica chinesa espera produzir milhares destes ‘táxi robot’ como parte do serviço de transporte Apollo Go, um serviço que também tem previsão de lançamento para 2023 em território chinês.
Segundo o Notícias ao Minuto, a Baidu revelou que este modelo é o primeiro a tirar partido da arquitectura Xinghe, um desenvolvimento que faz com que cada unidade custe o equivalente a apenas 36 mil euros (cerca de dois milhões de meticais).
“Esta redução gigantesca de custos vai permitir-nos lançar dezenas de milhares de veículos autónomos em toda a China”, adiantou o co-fundador e CEO da Baidu, Robin Li. “Estamos a ir ao encontro de um futuro em que andar num ‘táxi robot’ será metade do preço de apanhar um táxi hoje em dia”.
O site TechCrunch faz notar que o Apollo RT6 EV tem espaço suficiente para até quatro passageiros, com o volante removível a abrir espaço para máquinas de venda automática.
A Baidu ainda não revelou detalhes sobre a autonomia deste veículo, mas adianta que está equipado com uma condução autónoma de nível quatro, notando que inclui um total de 38 sensores.
Discussion about this post