Uma crise, se não for gerida correctamente, pode afectar o desempenho e os resultados da empresa. Sendo um momento muito delicado, precisa de ser tratado com precisão, caso contrário, a crise pode gerar efeitos devastadores.
Nenhuma empresa espera passar por tal, mas, por vezes, a situação não pode ser parada, especialmente quando a crise é causada por factores externos, tais como mudanças no mercado, na economia, entre outras.
Por conseguinte, é necessário estar sempre preparado para as surpresas do universo empresarial. Veja, a seguir, dicas do IBC Coaching, que o poderão ajudar a a gerir a crise de uma forma muito estratégica.
1. Ter em conta o impacto da crise
Tenha consciência de que a crise pode chegar à sua empresa, mesmo que atinja apenas áreas secundárias do negócio. Manter-se informado sobre a situação é essencial para compreender o quanto ela irá reflectir no funcionamento da empresa.
Ao identificar possíveis cenários de recuperação, é possível começar a reposicionar estratégias. Esteja sempre consciente de como as coisas estão a correr em geral e em relação ao seu mercado.
2. Seja muito cauteloso
Mantenha todas as contas na ponta do lápis, siga cada passo do mercado e das finanças e conheça a real necessidade de tomar cada medida. Quando o gestor está concentrado nos detalhes pode ter à mão os dados necessários para resolver as diferentes exigências.
3. Cuidar da comunicação
Seja com a empresa, clientes, empregados, ou fornecedores, é essencial gerir a comunicação da melhor maneira possível. É também essencial manter as pessoas bem informadas sobre o que afecta a empresa e sobre as medidas que serão tomadas.
Esta é uma excelente forma de neutralizar os impactos negativos, tais como rumores e informações incertas, e de reforçar a reputação e a imagem da empresa. Uma comunicação clara evita o aparecimento de rumores que podem gerar ainda mais problemas num período de crise.
Lembre-se que, em tempos de incerteza, é comum que as pessoas criem rumores infundados. Uma das estratégias de contenção mais relevantes é ter um sistema de comunicação seguro e sólido.
4. Considerar os custos
Saber estimar as situações de risco máximo e mínimo, a fim de prever que acções serão possíveis e necessárias em cada uma delas. Quando uma crise é instalada na empresa, é crucial travar e reduzir os custos, que tornará mais fácil gerir os recursos existentes de uma forma mais estratégica.
Fazer análises constantes dos números da organização para compreender onde se podem fazer ajustamentos. Durante uma crise, o grande segredo é saber como se reorganizar para evitar que os problemas se tornem maiores do que precisam de ser.
Durante todo o tempo, terá de ponderar para encontrar as respostas mais satisfatórias para o momento. Não tenha medo de fazer mudanças para reconquistar a estabilidade financeira.
5. Ajuste os seus gastos
Em tempos difíceis, de crise, as despesas não podem ser maiores do que os ganhos da empresa. Este não é um bom momento para acrescentar perdas, que podem facilmente afundar a empresa. Numa situação crítica, é importante dedicar tempo a analisar profundamente a forma como as finanças estão a evoluir. Identificar onde se encontram as maiores despesas é uma obrigação para que se possa fazer cortes.
Use a sua energia e esforço para obter financiamento ou mesmo refinanciamento para equilibrar o negócio. Tenha sempre em conta o interesse em que estas transacções irão incorrer para evitar colocar a empresa ainda mais em dívida.
6. Tenha cuidado com as decisões
Ao enfrentar incertezas, as decisões anteriores ou automatizadas precisam de ser revistas e, talvez, centralizadas de novo. Mesmo rever as principais decisões tomadas recentemente é essencial para compreender quais os factores que contribuíram para a situação actual.
Que decisão, se tomada de forma diferente, poderia ter reduzido os impactos negativos da crise? Será possível adoptar outra postura ao enfrentar cenários semelhantes a partir deste momento? Olhe para as decisões do passado, mas não deixe de se concentrar nas decisões do presente.
7. Reconsiderar os projectos
Reavaliar os projectos em curso e planeados e fazer uma pausa em relação àqueles que não trarão resultados a curto prazo. Uma empresa em crise precisa de dinheiro em caixa, pelo que é válido pôr em stand-by aqueles que não trarão uma resposta imediata.
Além disso, considere quais os projectos que podem ajudar a alavancar a sua marca. Obviamente que ter capital é essencial, mas também é importante que os projectos contribuam para o reconhecimento da sua empresa.
8. Pense no pós-crise
Se a sua empresa conseguir ultrapassar este momento de incerteza, precisa de estar preparada para se levantar ainda mais forte. Quais são as estratégias que podem tornar a sua marca novamente relevante para o seu público? Quais são as principais mudanças que o mercado sofreu durante este período de crise?
É necessário ter uma noção de como será o sector em que a empresa opera e fazer um plano em busca de novos mercados, produtos e outras possibilidades após a crise. Lembre-se da máxima que diz que nada é tão mau que dure para sempre.