Falar dos colegas é natural. Falar em demasia dos colegas, já pode ser um problema que, em inúmeros casos, pode causar danos irrecuperáveis numa carreira. Na deles e na sua.
Há vários sinónimo para o definir: ‘mexerico’, ‘falatório’, ‘fofocas’ ou simplesmente ‘falar nas costas’. A verdade é que este tipo de cultura que existe em inúmeras empresas pode dificultar o convívio das equipas no local de trabalho e, consequentemente, prejudicar a produtividade de uma equipa, especialmente quando a empresa ignora os seus efeitos.
As ‘fofocas’ reduzem a produtividade dos empregados e comprometem significativamente a qualidade da coexistência, causa insegurança nos profissionais. Para além do mais, falar de mais significa, por norma, trabalhar de menos. E se é funcionário lembre-se, o seu tempo de serviço está a ser pago por alguém, para cumprir uma determinada função. Já para quem quer ficar a salvo deste tipo de ambiente ‘tóxico’ no local de trabalho, deixamos algumas dicas.
Evite a propagação de rumores
Sempre que ouvir um boato, evite passá-lo adiante. Pense se a conversa acrescenta alguma coisa e como se sentiria se fosse dita a seu respeito. Ao evitar transmitir esta mensagem negativa, está a preservar-se a si próprio, porque, quando a história é revelada, o seu nome não pode ser ligado a ela. Não participar em mexericos e boatos é especialmente bom para ser reconhecido como um profissional sério e sem mácula.
Fale bem dos outros
Tenha o hábito de se concentrar nos aspectos positivos das pessoas, sem soar como um “bajulador”. Quando precisar de falar sobre a fraqueza de um colega, faça-o directamente à pessoa. Além disso, concentre-se sempre em fazer críticas construtivas, ou seja, aquelas que ajudam o outro a melhorar naquilo que não está a ser tão eficiente ou produtivo.
Seja discreto/a
Não faça comentários sobre a vida pessoal dos outros. O local de trabalho não é um lugar para falar sobre as suas dificuldades com a família e amigos. Se tiver uma relação amigável com outro funcionário, tente falar sobre assuntos pessoais apenas fora do escritório. Idealmente, deve separar completamente a sua vida pessoal da sua vida profissional.
Ocupe o seu tempo com tarefas que acrescentem valor ao seu trabalho
Há sempre algo a fazer na empresa. Recupere o seu tempo de trabalho ou utilize-o para o desenvolvimento. Estar ocioso pode levá-lo a cair na tentação de comentar sobre os outros ou ouvir o que as pessoas maliciosas têm a dizer. O ideal é ter sempre um foco no que precisa de ser feito e evitar deixar-se levar por conversas desnecessárias.
Evite os mexericos
Se no momento da coexistência surgir algum comentário inconveniente, a melhor atitude é sair de forma discreta e evitar alimentar o sujeito. Tenha em mente que, se não participar em mexericos, não terá o seu nome ligado a situações desagradáveis no futuro.
Respeie a empresa
É comum ouvir pessoas insatisfeitas queixarem-se sobre a organização. Neste caso, seja ético e recuse-se a prosseguir o assunto. Se houver um problema que o deixe infeliz, fale com o seu director e tente chegar a um acordo.
Reclamar com outros funcionários não resolverá o problema e poderá mesmo fazê-lo ganhar uma reputação negativa. Os profissionais devem compreender que tudo o que disserem aos seus colegas poderá ser usado contra eles em algum momento. Manter certas opiniões para si próprio ou mesmo discuti-las apenas com aqueles que podem resolver os problemas é a chave para ser um profissional com boa reputação.
Lidere sabiamente
Se for o gerente, deve ser um exemplo para os seus empregados. Fugir dos ruídos e rumores. Se estiver a acontecer entre a sua equipa, tente resolver o problema através de uma conversa discreta e individual. Agir com discrição é essencial para evitar que estes ruídos ganhem uma proporção difícil de controlar.
Fale com o seu superior se for alvo de mexericos
É você o alvo dos mexericos empresariais? Em caso afirmativo, é importante falar com o líder da sua equipa ou com os Recursos Humanos. Não tenha vergonha de falar sobre isso, porque esta é uma situação embaraçosa para a pessoa que faz os comentários mesquinhos.
Dependendo do que e como está a ser dito, pode mesmo levar a um processo por difamação. No entanto, antes de tomar atitudes mais sérias, fale com a liderança e tente chegar a um acordo para que a ‘fofoca’ pare.