Os produtores de gergelim do sector familiar no distrito de Mavago, na província do Niassa, arrecadaram cerca de seis milhões de meticais correspondentes à venda de 120 toneladas de gergelim, isto desde o arranque da comercialização dos excedentes da última época, em Março último.
Praticada de forma intensiva no posto administrativo de M’Sawize, os produtores têm como estimativa que a comercialização de cerca de 402 toneladas desta cultura oleaginosa renda, até ao final do mês de Agosto, um total de 16 milhões de meticais.
De acordo com a publicação do Notícias, 5500 produtores do sector familiar estiveram envolvidos na produção de gergelim, a principal matéria-prima para as indústrias de óleo alimentar e avícola nacional.
As projecções iniciais apontam para a colecta de receitas na ordem de 16 milhões de meticais, menos um milhão quando comparado com os níveis arrecadados conseguidos na última campanha de comercialização.
No momento, alguns produtores do gergelim continuam em processo de colheita. A incidência de pragas e doenças, bem como a entrada de alguns animais nas machambas, como são os casos dos elandes, afectaram parte dos campos da oleaginosa.
Saide Moemede, chefe do posto administrativo de M’Sawize, que revelou a informação, assegurou que nem a chuva irregular, nem as pragas, nem as doenças nem os elandes, que devastaram parte dos campos do gergelim, afectaram o plano de produzir cerca de 450 toneladas contra 395 de igual período anterior.
Referiu ainda que, para se lograr o sucesso na presente campanha de comercialização agrícola, particularmente da cultura do gergelim, foram mobilizados 11 intervenientes contra sete de igual período anterior.
O dirigente destacou a realização de feiras agrícolas nas zonas rurais e o preço de compra actualmente estimado em 80 meticais por quilograma como sendo um dos factores que têm estado a contribuir para o sucesso da comercialização do gergelim.
“Com este montante os produtores conseguem pagar serviços e bens necessários, facto que está a galvanizar o desenvolvimento local”, disse Saide Moemede, acrescentando que o preço do gergelim tem sido um estímulo para o aumento da produção e produtividade agrícola naquela parcela da província.