Há vários tipos de inflação e ela pode ser salarial, energética, alimentar, dos combustíveis, entre tantas outras. E porque é que este conceito é importante? Porque, e todos temos dado conta disso nos últimos meses, e a menos que os nossos rendimentos aumentem de acordo com a inflação, o nosso dinheiro, por norma, não acompanha o seu crescimento. Por isso, e dado o seu peso no dia a dia de pessoas e organizações, é importante que a compreendamos. Aqui ficam alguns conceitos sobre a inflação.
Porque é que a inflação acontece?
Há duas causas principais para a inflação:
- Inflação por impulso de custos – que é onde os custos de produção de bens ou serviços sobem, aumentando assim os preços que são passados para os clientes;
- A procura puxa a inflação, que ocorre quando algo é tão popular que o fornecedor não consegue corresponder à procura. Os preços sobem para reflectir a falta de oferta.
O que é que isto significa para…
Os seus gastos: O aumento dos preços dos bens e serviços significará que, a menos que os seus rendimentos também aumentem, ficará mais pobre. Os movimentos bruscos na taxa de inflação também não são úteis, porque se torna mais complicado para as pessoas planearem as suas despesas. Por exemplo, o aumento da inflação pode desencadear um comportamento de “comprar agora enquanto durarem os stocks”.
As suas poupanças: Se as suas poupanças não estão a crescer a uma taxa pelo menos igual à inflação a sua riqueza está a diminuir.
Os seus empréstimos: As alterações na inflação, por sua vez, fazem subir e descer as taxas de juro. À medida que a inflação aumenta, as taxas de juro tendem a segui-la, o que significa que as hipotecas, empréstimos e cartões de crédito podem tornar-se mais caros.
O seu investimento: Os investimentos na Bolsa de Valores são considerados um dos lugares mais seguros para o dinheiro durante os períodos de inflação. Isto porque as empresas que detêm acções podem proteger os seus lucros através do aumento dos preços. Mas uma mudança na inflação e nas expectativas das taxas de juro pode também assustar os investidores e causar uma queda dos preços das acções.