Moçambique tem as vantagens específicas de ter uma costa extensa e ser um elo logístico com vários países de hinterland, perfilando-se como corredor de escoamento de produtos. Mas, para isso, a necessidade de infra-estruturas modernas e eficientes é um desafio, que carece de estratégia e, claro, investimento para fazer face às oportunidades que se avizinham.
Nesse sentido, a Câmara de Comércio Árabe-Moçambique realizou esta terça-feira, 12 de Julho, em Maputo, o lançamento do Fórum Económico Moçambique e Países Árabes, que tem como objectivo “consolidar e ampliar parcerias de negócios e investimentos”, aproximando Moçambique e o Mundo Árabe.
Na ocasião, o Presidente da Câmara de Comércio Árabe-Moçambique, Sérgio Matos assinalou que “o fórum vai actuar na busca de parceiros de investimento para projectos de logística ferro-portuária”.
“Já temos alguns investidores definidos, estamos a fazer o nosso trabalho como câmara de os ligar aos proponentes dos projectos. Temos também algumas iniciativas em carteira, em que acreditamos que pode ser iniciado este processo de desenvolvimento de novos projectos com estes grupos de investidores”, disse Sérgio Matos, acreditando que “o fórum será uma mais valia não só para Moçambique, mas também para o mundo árabe”.
Ainda no quadro dos projectos em curso, Matos refere que “dos projectos que já estão a decorrer, temos o projecto dos portos de Pemba, Nacala e o do corredor de desenvolvimento de Chongoene, que já tem financiamento de 373 milhões de dólares”, e esclarece que “o valor que existe é apenas para construção do porto sendo necessária, agora, a linha férrea, num projecto avaliado em 7,2 mil milhões de dólares que congrega várias fases”.
Com o Fórum Económico, a Câmara de Comércio Árabe-Moçambique espera que “seja fortalecida a capacidade logística dos transportes marítimos, ferroviário, e de serviços portuários e, para além de aumentar a entrada de divisas, pretende impulsionar iniciativas e projectos de desenvolvimento económico nos diversos sectores de actividade no tecido económico nacional.”
O fórum económico Moçambique e Países Árabes irá decorrer, em Agosto próximo, sob lema: promovendo a logística ferro-portuária através de infra-estruturas modernas e financiamento de transporte.