Não deixe que a pressão emocional no trabalho o afecte. O ambiente de trabalho é marcado por momentos de calma, relaxamento e também por pressões. Prazos curtos para a conclusão das actividades e exigências excessivas são alguns dos factores que contribuem para que o ambiente organizacional seja tomado por pressões que afectam as emoções dos funcionários.
Quando os profissionais não conseguem lidar bem com estas situações podem acabar por se defrontarem com dificuldades para desempenhar as suas tarefas. Para além de terem uma quebra na produtividade, estes colaboradores podem desenvolver problemas de saúde mental. Compreender como lidar de forma mais positiva com este tipo de pressão é crucial.
Uma vez que faz parte do universo empresarial, a questão permanece: como lidar com a pressão emocional no trabalho? Para o ajudar neste momento, mostramos-lhe algumas dicas do IBC Coaching, com algumas formas eficazes de lidar com a pressão emocional.
1. Inteligência emocional para lidar com a pressão
Cada pessoa reage da sua maneira particular quando é confrontada com a pressão. Enquanto alguns são introspectivos, outros reagem de forma agressiva e nervosa. Neste sentido, a Inteligência Emocional contribui positivamente para lidar com as pressões de uma forma mais equilibrada e sensata.
A Inteligência Emocional ajuda-o a identificar quais as suas reacções quando confrontado com a pressão e, assim, é mais seguro procurar soluções que o levem de volta ao equilíbrio anterior. Basicamente, trata-se de identificar qual é a situação que o desequilibra e saber que, em muitos casos, não é a situação como um todo, mas apenas um pormenor.
Ao compreender qual é o estímulo que faz emergir as suas piores reacções, pode reforçar-se a si próprio. Se perder o equilíbrio emocional quando vê tarefas a acumular-se, por exemplo, pode criar mecanismos que impedirão que esta situação se desenrole à sua frente.
2. Organização e prioridades
Uma das principais causas de pressão no trabalho é a acumulação de tarefas. Por conseguinte, é importante definir quais as tarefas que têm maior prioridade e quais as que podem esperar e organizá-las enquanto tal para evitar a acumulação e a pressão para cumprir prazos. Faça um horário (semanal, se possível) com as actividades que precisam de ser realizadas.
Lembre-se de ser realista ao criar este horário. Num mundo ideal, seríamos capazes de realizar todas as actividades e ainda ter tempo para nos divertirmos com os nossos familiares e amigos. No entanto, vivemos no mundo real, não no mundo ideal. Portanto, seja judicioso e considere o tempo que precisa para realizar cada tarefa da lista. Será realmente capaz de fazer tudo o que tem planeado para hoje?
Trabalhar com objectivos irrealistas é outro grande estímulo para a pressão emocional. Quando queremos fazer mais do que é possível, acabamos sempre frustrados, porque não conseguiremos alcançar o resultado desejado.
3. Estabelecer e alinhar expectativas
Muitas vezes, há grandes expectativas de um trabalho para alcançar resultados para a empresa. E isto cria uma grande pressão sobre quem é responsável pela execução das actividades. Por conseguinte, é importante alinhar as expectativas entre colaboradores e gestores.
As expectativas excessivas podem ser resultado de falta de planeamento estratégico. Certifique-se de ter acções, estratégias e objectivos definidos com segurança num plano. Isto assegurará que toda a organização está a avançar para o mesmo objectivo, assim como evitará pressões emocionais no trabalho.
E, mais uma vez, lembre-se de trabalhar com base no que é possível. Estabelecer objectivos impossíveis não é bom para si próprio nem para a equipa. Se for o líder de uma equipa, pode criar pressão emocional sobre si próprio e sobre os seus colaboradores. Perseguir sempre uma folha, que é constantemente levada pelo vento, é cansativo e improdutivo.