A Agência Nacional para a Ciência e Infra-estruturas de Engenharia (NASENI) fabricou um Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) fabricado na Nigéria, e um helicóptero para a agricultura e vigilância de segurança.
O director-executivo da agência, professor Muhammed Sanni Haruna, deu a conhecer este facto e afirmou que a tecnologia caseira visa colmatar a lacuna das infra-estruturas na Nigéria.
Haruna revelou que, durante o surto do covid-19, a NASENI foi a primeira instituição governamental a realizar estudos e a fabricar, com sucesso, desinfectantes para minimizar a propagação da doença.
Segundo a Further Africa, a utilização destas novas tecnologias, desde a aeropónica até aos modernos sistemas de transporte, estão a ganhar força na Nigéria. Com a insegurança alimentar a aumentar naquele país, os pequenos agricultores estão a recorrer a novas tecnologias para melhorar a produção e comercialização de alimentos.
Prevê-se que a população mundial cresça em dois mil milhões até 2050 e com mais de metade desse crescimento vindo da África Subsaariana, a resolução da insegurança alimentar tornou-se uma questão urgente.
Tecnologias como a irrigação moderna asseguram a agricultura durante todo o ano, os humidificadores impedem o perecimento dos produtos, e os contentores marítimos com temperatura controlada resolvem o problema comum do desperdício de alimentos. Estas tecnologias também vão desde a utilização dos meios de comunicação social para se ligarem a outros no sector, até à parceria com empresas que fornecem tecnologia de drone e teledetecção.