• About
  • Contact
Terça-feira, 16 Agosto, 2022
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Powered by

Energia Renováveis e Como Podem Ser Implementadas nas Empresas

01/07/22
in Energia
Reading Time: 3 mins read
12
SHARES
Share on FacebookShare on Whatsapp

Estima-se que cerca de 17% da população mundial ainda não tem acesso a electricidade (Klaus Schwab, 2016).O Fórum Económico Mundial está comprometido em ajudar a limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e garantir que a energia limpa seja acessível, segura e inclusiva (World Economic Forum, 2022).

Energia renovável, ou energia limpa, é toda a energia proveniente de uma fonte que se renova naturalmente de forma cíclica em curto espaço de tempo. As mais utilizadas, e mais conhecidas fontes/formas de energia renovável têm sido a energia solar, energia eólica, energia hídrica e biomassa. Em Moçambique, em particular, a electrificação com recurso a sistemas fotovoltaicos tem sido amplamente uma aposta, sobretudo em zonas rurais, tanto em residências, como em unidades sanitárias, estâncias turísticas, vilas e escolas.

Actualmente, as energias renováveis têm maior relevância, por um lado por serem menos poluentes (redução dos gases de efeito estufa), por outro pela sua acessibilidade e custo relativamente baixo de implementação e manutenção a médio e longo prazo.

Nesse contexto, alguns empreendedores tecnológicos estão a desenvolver novas soluções para aproveitar ao máximo as fontes de energia limpa. Por exemplo (*), a Betteries (com sede em Berlim, na Alemanha), uma das 100 empresas a nível mundial selecionadas para o Technology Pioneers 2022 do Fórum Econômico Mundial, fornece alternativas sustentáveis para geradores e sistemas de propulsão baseados em combustível e aposta no uso de baterias multiuso sustentáveis e acessíveis; a SolaGaps, com sede na Califórnia, é pioneira num método de distribuição de energia que alimentará residências, escritórios e cidades do futuro; a Indústrias de Cambridge, com sede em Adis Abeba, na Etiópia, desenvolveu o primeiro parque urbano sustentável de resíduos para energia em África, integrando materiais biológicos de fontes de resíduos e gases poluentes, criando bio-reactores de última geração e fazendas de insetos (a instalação é capaz de processar 1 400 toneladas de resíduos urbanos por dia e produzir 185 GWHr de electricidade anualmente, que serão exportados para a rede nacional da Etiópia); e a SOLshare, startup sediada no Bangladesh, fornece plataformas de comércio de energia para famílias de baixa renda – casas com painéis solares no telhado podem revender o seu excesso de electricidade a uma rede de micro redes, abordagem de electrificação que permite que as pessoas que vivem em zonas rurais se tornem empreendedores solares.

No mercado nacional, já é visível o crescimento da oferta de soluções com boa relação-custo benefício e os dados indicam que o país apresenta um potencial renovável total de 23 026 GW (ALER, 2017). Nesta perspectiva, as empresas podem crer que a aposta/investimento em energias renováveis é confiável e sustentável.

Como forma de contribuir para reduzir os impactos ambientais do uso de energia menos limpa e maximizar o uso de energias renováveis, as empresas poderão adoptar as seguintes acções:

– Criar um roadmap de descarbonização da empresa com enfoque na redução das emissões carbónicas na produção/locais de maior demanda energética;

– Aposta tecnológica, procurando maximizar a eficiência no rendimento das máquinas e equipamentos utilizados, o que permitirá diminuir o consumo de energia e melhorar o aproveitamento da sua produção;

– Abordagem comportamental, que se fundamenta nas mudanças de hábitos e padrões de utilização, reduzindo o consumo energético;

– Aposta no uso da energia solar ou modelo de electrificação híbrido nos escritórios e área de produção, tendo em conta que a energia solar é considerada a mais abundante, mais barata e mais fácil de ser implementada em qualquer instalação.

De entre os vários benefícios ambientais e socio económicos, a aposta no uso de energia renovável, poderá proporcionar maior autonomia das empresas nas suas operações, conferindo menor dependência da energia da rede pública, onde os cortes e reajustes do preço kWh são frequentes. Por outro lado, a aposta em energias renováveis poderá ajudar a criar uma cultura de sustentabilidade no seio da empresa e a valorizar a marca/empresa no mercado, considerando que cada vez mais consumidores/clientes levam em consideração a sustentabilidade das empresas/marcas dos produtos/serviços que adquirem.

É inquestionável que a adopção de fontes de energia mais baratas, limpas e renováveis de energia é ainda um desafio para as empresas. Todavia, os avanços tecnológicos e impactos ambientais decorrentes do uso de combustíveis fósseis, tem demostrado que se deve repensar os modelos energéticos das empresas e a sua contribuição para um desenvolvimento que se pretende que traga impactos benéficos para as actuais e futuras gerações.

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

close

Subscreva | Subscribe

RECEBA A MELHOR INFORMAÇÃO ECONÓMICA SOBRE MOÇAMBIQUE NO SEU EMAIL

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Tags: Aquecimento globalempresasenergiaHeadlinepopulação
Previous Post

Saiba Quais os Quatro Maiores Erros de Segurança nas Redes Sociais

Next Post

Patronato Quer Liderança “Decisiva” na Crise de Energia na África do Sul

Related Posts

“Energias Eólica e Solar Podem Abastecer Principais Países do Mundo na Maior Parte do Tempo”
Energia

MIREME diz que Moçambique tem Responsabilidade Acrescida na Transição Energética

04/08/22
Inaugurada a Linha de Transporte de Energia Temane – Chibabava
Energia

“Projectos de Interligação Eléctrica vão Permitir Maior Produtividade e Eficiência ao Nível da SADC“

03/08/22
Energia

Zambézia Mais Próxima de Completar Electrificação dos Postos Administrativos

29/07/22
Inaugurada a Linha de Transporte de Energia Temane – Chibabava
Economia

Moçambique e África do Sul Aceleram Negociações de Novos Projectos de Energia

27/07/22
Lançada Hoje Primeira Pedra Para Construção da Central Térmica Temane
Energia

Zimbabué Assegura Importações de Electricidade de 250MW da Zâmbia e Moçambique

25/07/22
Energia

Procura por Parceiro Estratégico para Projecto de Mphanda Nkuwa Regista Progressos

21/07/22
Já Imaginou uma Bateria de Areia? Há uma a Funcionar na Finlândia
Energia

Já Imaginou uma Bateria de Areia? Há uma a Funcionar na Finlândia

20/07/22
Inaugurada a Linha de Transporte de Energia Temane – Chibabava
Energia

BAD Disponibiliza Seis Milhões de Dólares Para a Reabilitação de Linha de Energia no Centro de Moçambique

18/07/22
Resultado Líquido da Hidroeléctrica de Cahora Bassa Cresce 57% em 2020
Energia

HCB Ultrapassa Metas de Produção de Energia em Pouco Mais de 15% no Primeiro Trimestre

12/07/22
Semana Africana de Energia Apela a Candidaturas Para Prémios da Edição 2022
África

Os Cinco Maiores Projectos de Armazenamento de Energia em África

11/07/22
Load More
Next Post
Governo Investe 13 Milhões de Dólares Para Electrificação Universal

Patronato Quer Liderança “Decisiva” na Crise de Energia na África do Sul

Discussion about this post

Newsletter

Receba as Notícias do Dia no Seu Email

Subscreva para receber as Notícias do dia na sua caixa de correio

About

O Diário Económico é o primeiro portal de Economia e Negócios feito em Moçambique.

© 2019 Diario Economico - Developed by Media 4 Development.

No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • NewsRoom
  • Economia
    • ABC Financeiro
    • Agenda
    • Banca
    • Finanças
    • Desenvolvimento
    • Conservação
    • Seguros
    • Investimento
    • Gestão
    • Responsabilidade Social
  • PME
  • Oil&Gas
    • LNG
    • Energia
    • Cadeias de Valor
    • Renováveis
    • Petróleo
    • Capital Humano
  • Negócios
    • AgroNegócios
    • Aviação
    • Construção
    • Carreiras
    • Empresas
    • Empreendedorismo
    • Imobiliário
    • Investimento
    • Indústria
    • Infra-Estruturas
    • Turismo
    • Marcas
    • Retalho
  • Mercados
    • Análise
    • Bolsa de Valores
    • Commodities
    • Cotações
    • Crypto
    • Dinheiro
  • Trends
    • AI
    • Tech
    • Ciência
    • FinTechs
    • Inovação
    • New Ways
    • Social Media
    • Sillicon Valley
    • Telecom
    • Sustentabilidade
  • Mundo
    • WorldWide
    • SADC
    • África
    • EUA
    • CPLP
    • China
    • Portugal
    • UE
  • Opinião
  • Lifestyle
    • Trip
    • Design
    • Gadgets
    • DE Luxe
    • Drive
    • Relógios
    • Vinhos
    • Gourmet
    • WildLife
  • Concursos Públicos

© 2019 Diario Economico - Developed by Media 4 Development.

Welcome Back!

OR

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist