O processo aborda cinco áreas distintas de inteligência emocional: auto-percepção, auto-expressão, interpessoal, gestão do stress e tomada de decisões.
De acordo com a revista Psychology Today, a formação em inteligência emocional poderia dar às organizações um retorno de 1484% sobre o investimento.
Carolyn Stern é presidente e CEO da EI Experience, uma empresa de desenvolvimento de liderança executiva e de formação de inteligência emocional. É perita certificada em desenvolvimento de inteligência emocional e liderança, oradora profissional, e professora universitária. Stern acredita que quando os líderes desenvolvem a inteligência emocional, podem aumentar a atenção, criatividade, e tomada de decisões.
“A forma como nos sentimos no trabalho e sobre o trabalho afecta o nosso desempenho. Por exemplo, quando as pessoas estão esperançosas, felizes e empenhadas, é provável que estejam motivadas a fazer bem o seu trabalho, aumentando o seu desempenho. A chave para construir estes sentimentos positivos reside em cultivar e liderar com inteligência emocional”, diz Stern.
Para melhor responder e adaptar-se às perspectivas da equipa, Momentive também recomendou no seu relatório que os líderes seniores aumentem a frequência do feedback.
Stern desenvolveu um processo de seis passos para ajudar estes líderes a aprender as ferramentas adequadas para gerir as suas emoções, apoiado pela ciência e por décadas de investigação de campo.
Abaixo, ela partilha alguns dos processos que ajudaram os líderes seniores a identificar as competências emocionais específicas que mais afectam as suas carreiras (e portanto as suas equipas), a descobrir barreiras ao crescimento, a estabelecer objectivos, e a aproveitar a motivação para mudar.
1. Ligue-se a si mesmo
Iniciar o processo através de um bom olhar no espelho para criar um inventário dos pontos fortes da inteligência emocional e das áreas existentes para o desenvolvimento. A seguir, Stern aconselha os líderes a fazerem a si próprios perguntas que investiguem as cinco áreas da inteligência emocional, tais como: “Estou consciente de como me estou a sentir em determinado momento? Será que me defendo a mim próprio? Serei eu capaz de me colocar no lugar dos outros?”
2. Consultar com os outros
A auto-percepção nem sempre é exacta. Por conseguinte, os líderes seniores devem falar com outros para descobrir como são percebidos e depois voltar para comparar esses resultados com as suas percepções. Deveriam fazer perguntas do tipo: “Pareço importar-me muito com o que os outros pensam de mim? Será que consigo lidar bem com o meu stress? Acha que controlo os meus impulsos?”
3. Esclareça o foco
Quando os líderes recolhem esta informação sobre o seu nível de inteligência emocional, é mais provável que mudem se compreenderem porque é que as suas lacunas existem e o que é que essas lacunas lhes estão a custar. Stern recomenda que se olhe para as competências mais altas e mais baixas da inteligência emocional e se pergunte: “De onde vem esta oportunidade de desenvolvimento? Da infância? Experiência de vida? Como é que isso me atrapalha no trabalho?”
4. Considerar as possibilidades e barreiras
Este passo ajuda os líderes seniores a descobrir como colmatar a lacuna entre onde estão e onde querem estar. Em primeiro lugar, fazer uma tempestade de ideias com o maior número possível de possibilidades para alcançar um objectivo de inteligência emocional, e depois pensar no que poderá impedir a realização de cada uma delas. Para os seus clientes, Stern aconselha frequentemente a encontrar formas de ultrapassar os obstáculos que impedem o sucesso.
5. Desenvolver um plano de acção
Em seguida, desenvolver um plano de acção dividido em pequenas partes com datas e objectivos a cumprir, e criar uma estratégia de prevenção de recaídas para lidar com os reveses. Esta estratégia inclui perguntar a si mesmo: “Que estímulos experimento quando tento alcançar o meu objectivo? O que posso fazer para evitar esses despoletadores”?
6. Aceitar o compromisso e encerrar a conversa
Nesta etapa final, é importante estabelecer a responsabilidade pelo objectivo. Identificar um consultor que possa prestar apoio durante o processo de desenvolvimento da inteligência emocional. Quando os líderes seniores consultam os seus conselheiros, perguntas como, “Que estratégias tentaram alcançar o vosso objectivo? Como é que foi? O que está a aprender sobre si próprio? O que fará de diferente da próxima vez?”