O vinho rosé é aquele tipo de vinho que reaparece sempre nas prateleiras dos supermercados, nas ementas dos restaurantes e nas mesas de almoço e jantar quando a temperatura sobe novamente.
Devido à sua frescura e leveza, os vinhos rosé são sempre uma escolha segura para aqueles que querem fugir aos tradicionais nos dias mais quentes do ano.
Como servir e harmonizar estes tipos de vinhos?
Segundo o portal Pão de Açucar, os vinhos rosé são servidos a temperaturas mais baixas para aumentar a sua frescura e leveza. Ou seja, a temperatura ideal para servir pode variar entre 8º e 12°C, deixando as temperaturas mais baixas para os mais leves e as mais altas para os encorpados.
Sirva esta bebida em taças de vinho branco, mas com um bordo de preferência mais largo para apreciar melhor os seus sabores e manter a sua frescura.
Ao emparelhar com pratos, lembre-se sempre que este é um vinho que tem as características dos vinhos branco e tinto. É leve e delicado como um bom vinho branco, mas pode ter características de sabor e aroma herdadas dos tintos. Por este motivo, combina com pratos de ambos os universos, mas são perfeitos com os que normalmente acompanham os rótulos brancos.
Ao servir o seu rosé, invista nele massas leves, saladas, canapés e aperitivos (tais como queijo, frios, e fruta), peixe e frutos do mar, legumes ou pizzas de peixe e carnes brancas.
Discussion about this post