Fundadora da GirlZ, uma consultora de marketing focada em ajudar as empresas a ligarem-se e a envolverem-se melhor com a juventude actual, Maddie Bregman trabalhou com algumas marcas bem conhecidas, incluindo Gatorade, NFL, Nickelodeon, PepsiCo e Burger King. A sua viagem profissional começou em 2017 com uma ligação que fez com um único e-mail enviado a um destinatário sem contacto prévio.
Desde então, motivada por esse sucesso, seleccionou conscientemente e aperfeiçoou técnicas para criar e-mails que fossem notados. Depois, em 2020, Bregman deu uma palestra TEDx (uma iniciativa criada no espírito da missão geral do programa TED, de pesquisar e descobrir “ideias que valem a pena ser partilhadas”) destacando a forma como esta prática moldou a sua carreira.
A grande novidade sobre o sucesso de Bregman é que a sua abordagem pode ser replicada usando algumas dicas simples, saiba quais:
Tornar o e-mail curto e focalizado
É importante lembrar que os executivos e influenciadores com maior visibilidade e responsabilidade já estão inundados de e-mails e têm pouco tempo disponível, por isso se quiser aumentar a probabilidade de que o seu e-mail seja realmente lido, mantenha-o curto e concentrado. “Mantenha as frases curtas e espaçadas”, diz Bregman. “Isso torna a leitura mais fácil”. Ela também nos lembra que se vender quase sempre repele o leitor. “Não tente um argumento de venda num e-mail frio”, diz ela. “O objectivo do primeiro e-mail é chamar a atenção de alguém e despertar o seu interesse”.
Fazer uma pergunta muito específica
Embora possa ser tentador pensar que executivos ocupados estão sentados à espera que estranhos aleatórios os contactem para conselhos gratuitos, isso está longe da realidade. Dado o facto de – tal como a maioria de nós – os executivos e influenciadores lutarem para completar a sua lista diária de afazeres, um convite aleatório de um estranho que quer conselhos vai além dos inconvenientes. “Pedir conselhos ou pedir café é algo que muitas pessoas fazem e que muitas vezes não suscita uma resposta”, diz ela. “Estas pessoas estão sempre a ser convidadas e normalmente não têm tempo para tomar café com alguém que nunca conheceram”.
Em vez disso, Bregman sugere que se faça uma pergunta muito específica. “Por exemplo, quando me preparava para a minha palestra no TEDx, pedi conselhos às pessoas sobre como falar em público”, afirma. “Mark [cubano] disse-me que adorava ser a pessoa mais jovem na sala, e usar isso em seu benefício”. A autora do best-seller do New York Times “Garra: O poder e a paixão da perseverança” e McArthur Fellow, Angela Duckworth, aconselhou: “Conta uma história que tem um princípio (suspense), meio (vulnerabilidade), e fim (lições aprendidas). Sugerindo que ela contasse histórias durante a sua conversa. A CEO da empresa de lingerie ThirdLove, Heidi Zak, disse: “Seja você mesma (isto é, use as suas mãos, tenha energia). Não tentes ser outra pessoa”.
Ao fazer uma pergunta muito específica, ela não só recebeu conselhos incríveis de pessoas respeitadas e ocupadas, mas com cada resposta ela fez uma ligação valiosa.
Enviar e-mail para as pessoas certas
Se tiver um e-mail muito frio, não cometa o erro comum de o enviar para a pessoa errada. Os profissionais ocupados raramente terão tempo para encaminhar um email frio para outro departamento ou pessoa chave para o ajudar a obter a exposição certa, por isso faça a sua pesquisa e certifique-se de que está a contactar a pessoa mais relevante para a sua questão e melhor posicionada para resolver o seu problema. Encontrar o contacto certo pode ser uma batalha difícil, mas, segundo Bregman, vale a pena o esforço. O LinkedIn pode ser um grande recurso para encontrar informações de contacto precisas.
Não subestime a sua capacidade de fazer contacto
Ultimamente, um dos erros mais comuns que se pode cometer relacionado com e-mails frios é simplesmente não clicar em enviar – assumindo que os e-mails frios são uma completa perda de tempo. Embora as taxas de resposta possam de facto ser baixas, se feitas correctamente, podem desencadear uma ligação real. “Recebi resposta de pessoas que nunca pensei que me responderiam, e foi incrivel”, diz Bregman. Quando contactou a autora de “Lean In: Women, Work, and the Will to Lead” e a antiga CEO da Meta (proprietária do Facebook), Sheryl Sandberg, a bilionária não só respondeu. Ela também enviou a Bregman uma cópia autografada pessoalmente do seu livro. O e-mail frio do Bregman ao cofundador do Summit Group Elliott Bisnow acabou por resultar numa conversa informativa numa videoconferência de uma hora. “Ele deu-me muitos conselhos que eu ainda hoje uso”.
Sem dúvida, as taxas de resposta fria por correio electrónico são notoriamente baixas e este não é o único, ou mesmo o melhor método para estabelecer uma relação profissional, mas pode funcionar. Bregman recebeu conselhos de alguns dos nomes mais influentes nos negócios, e não custou um cêntimo. Contudo, exigia intenção, persistência e paciência, bem como habilidade cuidadosamente apurada na arte de escrever e enviar os e-mails.
A melhor notícia é que qualquer pessoa pode usar estas dicas. Nunca se sabe. Os conselhos personalizados de Barack Obama, Oprah Winfrey, ou Jeff Bezos podem estar a apenas um clique de distância.