Cerca de 28 MPME moçambicanas iniciaram, esta terça-feira, 28 de Junho, em Maputo, uma capacitação em matérias de exportação, numa iniciativa da Câmara de Comércio de Moçambique e o Instituto para promoção de pequenas e médias empresas, com objectivo de dotar este universo empresarial de ferramentas necessárias para a melhoria da sua performance.
“Com esta acção de capacitação para as empresas associadas à câmara do comércio pretendemos partilhar ferramentas que visam apoiar as micro, pequenas e medias empresas para a sua estruturação, desenvolvimento de capacidades e aproveitamento de oportunidades de exportação”, explicou Ramatane Ernesto, Director de serviços centrais de desenvolvimento técnico e de competitividade do IPEME.
A importância da estruturação para a melhoria da prestação dos serviços, essencial ao acesso ao mercado internacional, leva Ramatane a explicar que “o workshop pretende precisamente disponibilizar informações sobre o processo de avaliação de prontidão para a exportação em questões de regulamentação, legais, barreiras tarifárias e condições exigidas pelo mercado de exportação”.
Por sua vez, o Presidente do Pelouro de Cooperação Internacional da Câmara de Comércio Moçambique, Asif Pandjwane, assinala ao DE a importância deste tipo de acção, depois do diagnóstico efectuado, e que mostra como “os empresários não conseguem aproveitar as oportunidades porque não apresentam requisitos ou standards exigidos pelas autoridades competentes de países da UE ou dos EUA, por exemplo, e que incluem processos de produção, embalagem, conservação entre outros “, disse.
As exportações moçambicanas registaram em 2021, de acordo com o INE, um aumento em 8%, passando de 1 621 milhões de dólares em 2020 para 1 745 milhões de dólares em 2021.