A empresa francesa InnoVent, de construção e operação de fábricas eólicas e solares, está a construir um projecto de energia solar de cinco megaWatts em Abéché, no leste do Chade. Esta será primeira instalação solar do país.
Com o acesso à electricidade actualmente em apenas 8%, o projecto solar representa um passo importante no sentido de aumentar o acesso e dar o pontapé de saída ao crescimento socioeconómico do país.
Está previso que o projecto esteja totalmente operacional até 2023, e o país está confiante que, em breve, se seguirá um afluxo de investimentos e desenvolvimentos em energias renováveis.
O projecto solar representa um desenvolvimento importante no Chade, mas particularmente para a cidade de Abéché, com uma população de mais de 80 mil pessoas, nenhuma das quais ligada à rede nacional.
Com a electricidade produzida predominantemente a partir de geradores a diesel, o projecto solar desencadeará uma nova era de acesso sustentável, permitindo, ao mesmo tempo, uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa.
Tendo desenvolvido projectos semelhantes no Senegal, Marrocos e Zâmbia, entre outros países africanos, a InnoVent está bem posicionada para impulsionar o desenvolvimento de projectos solares no Chade.
Actualmente, o país tem uma das mais baixas taxas de acesso à electricidade em todo o mundo, mas com os desenvolvimentos das energias renováveis a ganharem agora ímpeto, o Governo pretende transformar o sector energético à custa de projectos de energia limpa, tais como o da InnoVent.
Discussion about this post