A rede social Instagram disse estar a experimentar novas formas de verificar a idade dos utilizadores, incluindo a digitalização dos seus rostos.
Alternativamente, os utilizadores podem também ter três amigos para confirmar a sua idade ou carregar imagens dos seus bilhetes de identidade.
A empresa anunciou a experiência, que teve início a 23 de Junho, e está actualmente apenas a ser feita nos EUA, num blogue. O ensaio está centrado nos utilizadores que tentam mudar a sua idade na aplicação de ‘menores de 18 para maiores de 18 anos’. Esses utilizadores têm três formas de comprovar a sua idade: carregar uma fotografia do seu bilhete de identidade, pedir a três amigos mútuos que verifiquem a sua idade, ou enviar uma selfie de vídeo.
“Se um utilizador seleccionar o método de selfie de vídeo, o Instagram passa os vídeos a uma empresa londrina de verificação de identidade, a Yoti, que digitalizará as características faciais do utilizador nos vídeos para confirmar a sua idade”, disse a empresa.
Tanto a Yoti como o Instagram apagarão os dados depois de terem verificado a idade do utilizador, de acordo com o anúncio. “O algoritmo de inicialização de Londres apenas verifica a idade do utilizador e não a sua identidade”, escreveu o Instagram, citando a Yoti.
A pltaforma afirmou ainda que o processo lhe permitirá oferecer conteúdos adequados à idade dos seus utilizadores. “Compreender a idade de alguém em linha é um desafio complexo, de âmbito industrial”. Queremos trabalhar com outros na nossa indústria e com os Governos, para estabelecer padrões claros de verificação da idade online. Se um utilizador optar por enviar uma foto do seu BI para confirmar a sua idade, a imagem será apagada após 30 dias”, disse a empresa.
O Instagram foi alvo de ataques de pais e críticos que dizem que a empresa expõe os menores a conteúdos nocivos. Em 2019, a rede social começou a verificar as idades dos utilizadores para evitar que as pessoas com menos de 13 anos criassem contas. Em Agosto, começou a pedir aos utilizadores existentes que fornecessem as datas dos seus aniversários. E, em Setembro, o Facebook, proprietário do Instagram, passou a chamar-se Meta, suspendendo o lançamento do Instagram Kids, uma versão do aplicativo que estava a ser feita para crianças com menos de 13 anos de idade.
Outras empresas de comunicação social também têm vindo a digitalizar os rostos dos utilizadores para impedir os menores de utilizarem as suas plataformas. O site francês de redes sociais Yubo disse, em Maio, que estava a fazer uma parceria com a Yoti para capturar imagens de rostos de utilizadores para identificar menores de idade. O Tencent da China disse, em Janeiro, que iria estudar os rostos dos utilizadores quando estes fizessem o login, a fim de limitar o tempo de jogo das crianças na sua plataforma.