Os preços do petróleo estão a recuar no arranque desta semana, numa altura em que os líderes do G7 debatem a possibilidade de vir a impor limites aos preços do petróleo, por forma a contrariar o aumento dos preços causado pela guerra na Ucrânia.
O brent, que serve de referência às importações europeias, recua 0,12% para 112,89 dólares, enquanto o WTI, negociado em Nova Iorque, cede 0,35% para 107,26 dólares.
Este desempenho acontece numa altura em que os líderes do G7 debatem a proposta apresentada pelos Estados Unidos de impor um limite máximo para os preços do petróleo, que seria decidido nos países consumidores. A medida está a ser discutida pelos líderes do G7, reunidos até terça-feira, 28 de Junho, no Sul da Alemanha, mas várias capitais, incluindo Berlim, disseram que era uma medida complexa a implementar. Em contrapartida, França já se manifestou a favor.
Em foco, está ainda a reunião marcada para quinta-feira, 30 de Junho, da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP+), que inclui a Rússia, sendo expectável que os países produtores de “ouro negro” se comprometam a aumentar a produção de petróleo em Agosto, segundo a Reuters.