A maior fabricante mundial de automóveis por vendas submeteu a recolha dos SUV bZ4X ao Ministério dos Transportes do Japão.
A Toyota disse esta quinta-feira, 23 de Junho, que recolheria 2700 dos seus primeiros carros eléctricos produzidos em massa para o mercado global, devido ao risco de as rodas se soltarem.
Desses 2700 veículos, 2200 destinavam-se à Europa, 260 aos Estados Unidos, 20 ao Canadá e 110 ao Japão, informou a empresa.
A Subaru disse também que estava a recolher globalmente cerca de 2600 unidades do Solterra, o seu primeiro veículo totalmente eléctrico desenvolvido em conjunto com a Toyota, pela mesma razão.
O regulador de segurança japonês explicou que curvas e travagens bruscas poderiam causar a soltura de um parafuso de eixo, aumentando o risco de as rodas do veículo se soltarem, mas referiu também não ter conhecimento de quaisquer acidentes causados pelo defeito.
O regulador aconselhou os condutores a deixarem de utilizar o veículo até que uma medida de reparação mais “permanente” estivesse em vigor.
Nenhum dos carros recolhidos no Japão foi ainda entregue aos clientes, uma vez que foram feitos para testes e exposição, disseram porta-vozes dos fabricantes de automóveis.
“Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que esta situação possa causar”, disse a Toyota no seu website. “Teríamos reparado o mais rapidamente possível, mas estamos a investigar os pormenores”.
Um porta-voz da Toyota disse que nem todos os modelos estavam sujeitos à recolha, mas recusou-se a dizer quantos foram fabricados em geral.
“Para a Subaru, a maioria dos veículos eram para concessionários e nenhum foi entregue a clientes nos Estados Unidos”, disse um porta-voz da Subaru.
A recolha vem menos de dois meses depois da Toyota, relativamente atrasada para o mercado de veículos eléctricos, ter lançado o SUV eléctrico bZ4X no mercado doméstico japonês, mas com uma opção apenas de aluguer.