A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) já conseguiu mobilizar cerca de 300 milhões de dólares para a implementação do Programa de Energia para Todos (ProEnergia), uma iniciativa que prevê adicionar à rede nacional mais de 320 mil novas ligações por ano até 2024.
O financiamento resulta de uma contribuição do Banco Mundial e dos Governos da Noruega e Suíça.
O administrador executivo da EDM, Joaquim Ou-chim, disse há dias ao Notícias que a segunda fase arranca em breve.
“Neste momento decorre o procuremment, através do qual pretendemos seleccionar o empreiteiro e encontrar uma empresa que terá a responsabilidade de garantir o fornecimento do material eléctrico”, afirmou.
De acordo com Ou-chim, a EDM espera iniciar as obras logo que os processos de selecção das empresas forem concluídos, visto que o programa não prevê descontinuidade na ligação de novos consumidores para se poder cumprir com o objectivo de garantir o acesso universal de energia em 2030.
“O programa visa garantir o acesso universal, quer dentro, quer fora da rede eléctrica nacional. Ele está a ser implementado em todo o país”, frisou.
Explicou ainda que a primeira fase, que termina dentro de três meses, permitiu a ligação de muitas famílias que vivem nas imediações da rede. “Nesta segunda fase iremos continuar a intensificar as ligações, mas também com foco na expansão da rede”, destacou o responsável.
Actualmente, a taxa de acesso à energia no país é de cerca de 39% dentro da rede.
Na primeira fase da implementação do Programa Energia para Todos foram investidos 270 milhões de dólares, beneficiando, até ao momento, cerca de 307 mil famílias dentro da rede e pouco mais de três mil fora dela.