A Total Energies suspendeu temporariamente, como se sabe, as suas actividades em Cabo Delgado devido à deterioração das condições de segurança causada pelos ataques terroristas em Palma, mas nem por isso as acções que visam desenvolver as comunidades pararam, de acordo com a empresa.
Esta quarta-feira, 22 de Junho, em Maputo, o gestor de conteúdo local da TotalEnergies, Leonardo Nhavoto, disse na primeira sessão da Cimeira de Indústria de Energia em Moçambique, que a empresa tem levado a cabo um conjunto de acções de promoção do desenvolvimento local em Cabo Delgado.
“Como se posiciona o projecto LNG na promoção do conteúdo local? A TotalEnergies e o projecto Moçambique LNG têm um plano de desenvolvimento de conteúdo local com quatro objectivos principais. O primeiro é a criação de oportunidades de emprego por via do desenvolvimento dos recursos humanos e de competências moçambicanas. O segundo objectivo é o fornecimento de bens e serviços por parte de empresas moçambicanas. O terceiro passa pela capacitação das PME para apoiar o crescimento económico dentro e fora da indústria de petróleo e gás. Finalmente, o quarto objectivo é o desenvolvimento de actividades com as comunidades”, referiu Nhavoto.
Na mesma sessão foi assinado um memorando de entendimento entre a Associação Moçambicana de Conteúdo Local (ACLM) e a Petroleum Technology Association of Nigeria (PETAN), com vista ao fomento e troca de experiências e estabelecimento de parcerias.
A este respeito, o presidente da PETAN – entidade implementadora de conteúdo local na Nigéria, o segundo maior produtor petrolífero do continente africano -, Nicolas Odinuwe, partilhou a sua experiência na organização e implementação de acções de conteúdo local no sector de oil&gas e reafirmou “a importância das parcerias com Governos, grandes empresas e empresas locais para o sucesso da implementação daquilo a que se chama de conteúdo local.”
Discussion about this post