Power Skills ou competências de poder não são mais do que a combinação de conhecimentos técnicos com boas aptidões interpessoais. Estas competências são poderosas para as empresas que se querem diferenciar nos seus segmentos.
As ‘competências de poder’ formam um conjunto de habilidades que dão a um indivíduo grande talento. Aqueles que desenvolvem estas competências são capazes de enfrentar os mais variados desafios de forma muito mais confiante. É possível desenvolver estas ferramentas para se tornar um profissional ainda mais relevante no mercado.
As power skills são constituídas por sete competências diferentes que se complementam umas às outras.
1. Resolução de problemas
Também chamada proactividade, esta habilidade consiste em ver um problema como uma oportunidade. Quando algo difícil surge, esta pessoa percebe que pode aprender e desenvolver-se durante a ‘viagem’ para a resolução do problema. Não se afasta nem adia o que precisa de ser feito.
2. Tomar decisões inteligentes
Caracteriza-se pela capacidade da pessoa em projectar cenários futuros com base em análises exaustivas. A partir desta projecção, o indivíduo é capaz de tomar decisões mais inteligentes que reduzem os impactos e problemas negativos. É um colaborador ágil para satisfazer as exigências dos gestores. O desenvolvimento desta capacidade ajuda a desenvolver o instinto que o conduzirá na direcção certa.
3. Fazer julgamentos com base em critérios correctos
Esta habilidade complementa a anterior. Um indivíduo que consegue compreender quais são os critérios certos para fazer julgamentos está mais apto a tomar as decisões certas.
4. Boa comunicação
Aqueles que conseguem comunicar facilmente têm uma grande hipótese de ganhar uma posição de destaque dentro das empresas. Isto porque estas pessoas são mais procuradas por ajuda na resolução das mais variadas questões. A boa comunicação também contribui para a compreensão de como lidar com diferentes perfis de pessoas.
5. Realizar autogestão
É a capacidade de lidar bem com situações adversas impedindo-as de sair do controlo. Geralmente, as pessoas com esta capacidade de autogestão são capazes de encontrar respostas satisfatórias para os problemas por si próprias, e com uma alguma facilidade.
6. Saber colaborar
Trabalhar bem em equipa é crucial para a construção de uma relação satisfatória com colegas e gestores. Aqueles que têm esta capacidade podem identificar, em si próprios e nos outros, os pontos fortes e fracos que podem ser melhorados. Desta forma, contribuem efectivamente para o envolvimento da equipa.
7. Visão abrangente
Arredondar a lista de competências de poder é a capacidade de ver o panorama geral. Significa basicamente ser capaz de ver para além do que está a ser apresentado. É uma habilidade que está mais orientada para o campo das competências transversais. No entanto, pode ser desenvolvida através de tutoria e treino.
Ter uma perspectiva ampla não significa apenas ver tudo o que está a acontecer na empresa. Trata-se também de ver o que está fora das paredes da empresa, alcançando o contexto da inserção da marca. Este indivíduo pode compreender como a empresa está a ser impactada e a ser impactada pelo cenário económico e por outros factores externos.
Discussion about this post