Angola deve aumentar este ano a produção de petróleo em 2,7%, pela primeira vez desde 2015, para 1155 milhões de barris por dia, estimou esta quarta-feira, 22 de Junho, o economista-chefe do Standard Bank, prevendo igualmente uma descida da inflação para 16,1%
Fáusio Mussá, economista chefe do Standard Bank para Angola e Moçambique, falava esta quarta-feira, em Luanda durante o briefing económico em que foi apresentada uma visão geral sobre a conjuntura macroeconómica e perspectivas para 2022, em que apontou evoluções positivas e potenciais riscos.
O economista destacou as reformas que têm vindo a ser adoptadas em Angola para estabilizar a economia como um aspecto positivo para alcançar a estabilidade da moeda, reduzir a inflação e equilibrar as contas públicas e disse que, pela primeira vez, desde 2015, a produção petrolífera deve aumentar 2,7%, reflectindo a mobilização de investimentos no sector que permitiu estabilizar a produção, que decresceu nos últimos sete anos.
Alertou, no entanto, para a necessidade de rever os subsídios aos combustíveis depois do ano eleitoral, com medidas mais eficientes e eficazes que beneficiem apenas os grupos mais desfavorecidos e de rendimentos mais baixos.
Quanto à inflação, a previsão de Fáusio Mussá é de descida para um nível em torno dos 16,1% no final de 2022, após um pico de 27,7% em Janeiro, e um nível de 24,4% em Maio”.
O economista apontou como principais motivos para a descida da inflação a valorização do kwanza, que se apreciou 28,2% face ao dólar norte americano, desde o início do ano, e 49,2% nos últimos 12 meses.
A redução de impostos sobre os produtos de primeira necessidade e a implementação de uma reserva estratégica alimentar foram outros dos factores invocados.
O responsável prevê também que no âmbito dos esforços de consolidação fiscal se consiga evitar um défice fiscal este ano e espera uma forte redução da dívida pública sobre o PIB para níveis abaixo de 70%, após um pico recente de 129% em 2020.
Avisou, no entanto, que embora nos actuais níveis, o preço do petróleo seja favorável para a economia angolana, é necessário ponderar a volatilidade e reduzir a dependência do sector petrolífero.
O Standard Bank é uma instituição financeira sul-africana que conta em Angola com uma rede comercial por 19 agências.
Discussion about this post