É um amante de vinho e, para si, há sempre uma ocasião perfeita para abrir uma garrafa? Hoje vai aprender a conservá-lo melhor depois de aberto.
Vamos imaginar que estamos numa sexta-feira à noite. Está finalmente livre do trabalho e o que mais lhe apetece fazer é chegar a casa e celebrar este dia com um belo copo de vinho. Parece o plano perfeito, certo? Porém, o grande problema é que vai ter de desfrutar desta bebida sozinho e tem receio de abrir uma garrafa para apenas uma pessoa. Se é certo que quando abrimos uma garrafa nem sempre a terminamos, também é certo que neste momento surge sempre a dúvida: será que o vinho não se estraga depois de a garrafa ser aberta?
Separámos abaixo algumas dicas do portal Pão de Açúcar, que podem ajudá-la (ajudá-lo) a conservar um vinho depois de aberto.
Use a mesma rolha para fechar a garrafa
Uma das maneiras práticas e imediatas de tentar aumentar o tempo de validade do seu vinho é colocar a rolha de volta na garrafa. É claro que esse é o método menos eficiente em longo prazo, mas é suficiente para quem quer deixar o resto da garrafa para consumir um pouco mais tarde ou no dia seguinte.
Alterações no sabor e aromas serão percebidas, naturalmente, mas essa é uma boa solução para os consumidores menos exigentes com a bebida.
Use garrafas pequenas para armazenar a bebida restante
Outra boa e económica ideia para conservar um vinho depois de aberto é transferir o conteúdo da garrafa de 750mL para outra menor, como de 375mL ou até 175mL. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contacto com o oxigénio depois de fechar a garrafa com uma tampa de rosca.
Esse método permite a conservação da bebida por até três dias, com pequenas alterações do seu sabor e aroma.
Use produtos próprios para conservar vinho
Quem procura alternativas mais sofisticadas para conservar o vinho pode gostar dessa opção. Existe um spray que pode ser aplicado no vinho no momento antes de o fechar para minimizar o contacto da bebida com o oxigénio.
Este gás é feito de um composto químico que ocupa o espaço do oxigénio na garrafa, evitando a oxidação do vinho e fazendo com que dure até um mês. O grande problema é o custo do spray, que pode ser relativamente alto para quem precisa conservar garrafas abertas com frequência.
Outros cuidados básicos
Há outras boas dicas para aumentar a validade dos vinhos abertos que podem e devem ser praticadas no dia-a-dia:
- Deixe sempre os vinhos abertos na vertical para minimizar o contacto de toda a superfície da bebida com o oxigénio;
- Não deixe o vinho sofrer mudanças de temperatura.
Vinhos com idade acima de dez anos ou orgânicos são os rótulos mais sensíveis à oxidação. Opte por abrir essas garrafas apenas quando tiver a certeza que todo o conteúdo será consumido.
Apesar de estas dicas apresentadas serem boas alternativas para conservar um vinho depois de aberto, o ideal é priorizar sempre o consumo de toda a garrafa quando aberta (usando os copos certos), para preservar as suas características principais.
Discussion about this post