O risco não segurável é uma condição que representa um risco de perda desconhecido ou inaceitável ou uma situação em que o seguro seria contra a lei.
As companhias de seguros limitam as suas perdas e não assumem certos riscos que resultarão, provavelmente, em perda. Um risco não segurável pode ser um evento muito provável de ocorrer, como um furacão ou inundação, numa área onde esses desastres são frequentes.
A cobertura de alto risco está disponível em algumas companhias de seguros, mas pode ser limitada e cara.
Muitas pessoas compram um seguro com baixa probabilidade de que o segurado precisar da apólice. As seguradoras praticam uma política chamada de ‘agrupamento de riscos’, que é a cobrança dos prémios daqueles que têm menor probabilidade de precisar do seguro (chamado de ‘baixo risco’) e daqueles que têm maior probabilidade de precisar do seguro (chamado de ‘alto risco’). Ao agrupar um grande número de pessoas num pool, os indivíduos de baixo risco basicamente pagam, através dos seus prémios, o custo dos indivíduos de alto risco. Se uma companhia de seguros cobrisse riscos não seguráveis, provavelmente haveria um aumento nos pagamentos de sinistros de seguros, reduzindo os fundos no pool de seguros. Como resultado, os riscos não seguráveis não estão incluídos nos pacotes de cobertura de ‘seguro padrão’. Para que o seguro funcione, a maior parte do grupo teria prejuízo. Caso contrário, a seguradora fica sem dinheiro.
Um risco é segurável quando é considerado calculável e pode ser medido e rastreado por actuários que estudam dados e probabilidades para seguradoras. Se um rio inunda 800 vezes num século, a inundação é um risco segurável. No entanto, a seguradora não pode fazer um seguro contra o fracasso do casamento. Com tantos factores, não há como um actuário (pessoa que faz os cálculos respeitantes aos seguros) calcular razoavelmente uma probabilidade definitiva de sucesso ou fracasso. Essa é a essência do risco não segurável.
A cobertura de alto risco está disponível em algumas companhias de seguros, e as pessoas com riscos não seguráveis podem conseguir algum nível de cobertura dessa maneira, mas a será provavelmente limitada e os prémios mais caros.
Discussion about this post