Para aumentar o acesso à energia, com a contribuição de energias renováveis, e expandir a energia fornecida à Rede Eléctrica em Moçambique, a International Finance Corporation (IFC) e a Electricidade de Moçambique, E.P. (EDM) assinaram esta quinta-feira, 22 de Junho, em Bruxelas, na Bélgica, um Acordo de Colaboração para desenvolver Centrais Solares Fotovoltaicas de pequena escala e instalações de armazenamento de baterias.
Ao abrigo do Acordo de Cooperação, anunciado à margem do Africa Energy Forum (Fórum de Energia de África), em Bruxelas, a IFC e a EDM pretendem desenvolver quatro (04) Centrais Solares Fotovoltaicas com armazenamento de baterias em Moçambique com uma produção total de energia prevista de 50 Megawatts (MW), dependente dos resultados de estudos de integração na rede e avaliação financeira a ser conduzido pela IFC.
As Centrais Solares Fotovoltaicas fornecerão energia à Rede Eléctrica Nacional (REN) e ajudarão a responder à crescente demanda de electricidade num País onde aproximadamente 43% da população tem acesso à energia, dos quais 40% através da REN e 3% através de sistemas isolados.
Para o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da EDM, Marcelino Gildo Alberto, este projecto “é uma demostração do esforço da empresa na busca de soluções sustentáveis para acelerar o Acesso Universal à energia de todos os Moçambicanos, até 2030. Neste sentido, com a aposta na diversificação energética, esperamos produzir, nos próximos anos, cerca de 200MW em energias renováveis. Igualmente, com projectos desta natureza, a EDM coloca-se na vanguarda da transição energética, em alinhamento com os Acordos de Paris para a redução do aquecimento global.”
“Uma prioridade-chave para Moçambique é garantir o acesso à electricidade acessível, sustentável e confiável. Ao combinar o apoio e financiamento de desenvolvimento de projectos em estágio inicial, a IFC está a trabalhar com a EDM para apoiar Moçambique no desenvolvimento de suas fontes de energia renovável para ajudar a fornecer energia a residências e empresas”, referiu Dan Croft, Gestor Regional da IFC para Infra-estrutura em África na equipa de gestão, que trabalha no desenvolvimento de projectos em estágio inicial.
Este Projecto integra o trabalho da IFC em Moçambique para aumentar o acesso à energia, incluindo o aumento de fontes de energia renovável. O valor do investimento não foi revelado.