A bolsa de Nova Iorque fechou a sessão desta terça-feira, 21 de Junho, em terreno positivo, regressando do feriado de Juneteenth em alta, após uma semana marcada por perdas e na qual o índice Standard & Poor’s 500 registou mesmo a sua pior semana desde 2020.
Nesta terça-feira, 21 de Junho, em Wall Street, o índice industrial Dow Jones subiu 2,15% para os 30 530,25 pontos, o financeiro S&P 500 somou 2,45% para os 3764,70 pontos, e o tecnológico Nasdaq ganhou 2,51% para os 11 069,30 pontos. Por sua vez, o Russell 2000 valorizou 1,52% para os 1691,35 pontos.
A petrolífera Exxon Mobil foi das empresas que mais se destacaram, disparando 6,36% para 91,60 dólares, na sequência de o Credit Suisse ter feito um upgrade das acções de neutro para outperform e sinalizado que poderia subir mais 45% dos níveis actuais por acreditar que a multinacional está bem posicionada para capitalizar o aumento nos preços do petróleo.
Destaque ainda para a dona da Google, a Alphabet, cujos títulos subiram 3,85% para 2240,30 dólares, depois de vir a público que a gigante tecnológica está em conversações com a Netflix sobre uma potencial parceria na área da publicidade.
“James Bullard, presidente da Fed de St. Louis, apoia a continuação das subidas agressivas das taxas de juro para manter a credibilidade da Reserva Federal. Aponta para uma aterragem suave da economia americana. Esta é uma sessão de transição, com as bolsas a tentar recuperar. Mas cuidado: trata-se de recuperações muito frágeis e a tensão voltará com a intervenção de Jerome Powell no Senado. Este terá de manter o tom duro perante a inflação e, ao mesmo tempo, tentar acalmar os receios relativamente ao crescimento económico”, explicaram os analistas do Bankinter, numa nota de mercado.
Quanto às matérias-primas, o ‘ouro negro’ sobe cerca de 1%. O preço do WTI, produzido no Texas, avança 1,63% para os 109,75 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent sobe 0,63% para os 114,85 dólares por barril.
“O recente recuo no preço do petróleo foi liderado por dois factores: preocupações com o abrandamento económico, bem como potencial para impostos adicionais a serem cobrados ao sector petrolífero dos Estados Unidos.O objectivo dos novos impostos é encorajar os produtores de petróleo a aumentar a produção e refinação – se um produtor não quiser pagar um imposto inesperado terá de aumentar a produção. Contudo, a imposição de tal imposto é bastante improvável antes das eleições intercalares de outono”, comentaram os analistas da XTB, em research.
No mercado cambial, o euro está a apreciar 0,21% para os 1,0531 dólares, enquanto a libra esterlina ganha 0,14% face à moeda dos Estados Unidos, para os 1,2267 dólares.