O ouro segue a desvalorizar enquanto os investidores esperam pelas declarações do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, no Senado dos EUA, à procura de pistas sobre o futuro da política monetária “falcão” levada a cabo pelo banco central.
O metal amarelo cai 0,43% para 1825,02 dólares a onça. Prata, paládio e platina seguem esta tendência negativa.
“O ouro caiu hoje (22 de Junho), antecipando que Powell pode reiterar a necessidade de um aperto monetário ainda mais rápido para controlar a inflação”, defendeu Madhavi Mehta, analista Kotak Securities, citado pela Bloomberg.
Numa altura em que todos os olhos estão postos nos bancos centrais, o presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, vai ao Senado norte-americano esta quarta-feira e ao Congresso no dia seguinte. O líder do banco central será questionado sobre a postura mais agressiva que adoptou para travar a inflação e o impacto desta estratégia na economia.
No mercado cambial, o índice do dólar da Bloomberg – que compara o “green cash” com dez divisas rivais – soma 0,43% para 104,774 pontos, numa altura em que os economistas ouvidos pela Reuters apontam para que a Fed volte a subir a taxa de fundos federais em 75 pontos base em Julho, para depois efectuar mais um aumento de 50 pontos base em Setembro.
A pesquisa indica que depois não deve haver mais mexidas na taxa de juro directora até Novembro.
Por sua vez, o iene continua a renovar mínimos de 24 anos, com cada dólar a valer 136,56 ienes, e o euro desvaloriza 0,35% face à força do dólar para 1,0496 dólares.
Discussion about this post