Depois de muito anunciada, foi finalmente testada a moto que representa um dos mais ambiciosos projectos da marca inglesa Tiger.
A Triumph Tiger 1200 chega numa evolução extrema em relação ao último modelo. É significativamente mais leve, mais potente e com múltiplas personalidades para agradar ao mais exigente dos clientes. A ideia é tornar-se referência em termos de desempenho e desafiar a concorrência directa.
Os artifícios de engenharia utilizados para atingir este objectivo residem num profundo redimensionamento de peças estruturais com vista à redução de peso. São menos 25 Kg que a geração anterior. O peso em ordem de marcha começa agora nos 240 Kg.
A par da perda de peso, a nova Tiger 1200 ganhou força e tornou-se ainda mais poderosa, tanto na terra como no asfalto. No centro desta actualização, está um motor totalmente novo, com a inovadora arquitectura de T-plane da moto de aventura Tiger 900 de peso médio, aliando um novo quadro, suspensão e melhor ergonomia.
A versão 2022 da Triumph Tiger 1200 chega equipada com o novíssimo motor de três cilindros T-Plane. O propulsor oferece a capacidade de redução de marchas de um motor de dois cilindros, tornando o modelo óptimo para o uso off-road.
Em relação ao motor, a moto vem equipada com propulsor de três cilindros de 1160 cm³, assim como a nova Speed Triple RS. Na naked, rende potência máxima de 180 cavalos (cv) a 10 750 rotações por minuto (rpm) e 12,5 quilograma força por metro (kgf.m) de torque a 9000 giros.
A par da perda de peso, a nova Tiger 1200 ganhou força e tornou-se ainda mais poderosa, tanto na terra como no asfalto…
São nove cavalos acima da geração anterior, o que faz com que a nova Triumph Tiger 1200 seja a motocicleta com accionamento por eixo cardan mais potente da categoria. Outra novidade da nova geração da Triumph Tiger 1200 é a adopção de um novo sistema de amortecimento adaptativo. Na actual geração, as rodas raiadas são de 19 e 17 polegadas. Nesta nova linha, foram trocadas por aros 21 e 18, com pneus de uso misto e sem câmara.
O torque também está significativamente superior ao da geração anterior, com 130 Newton-metro (Nm – o equivalente a 13,26 kgf.m) de torque máximo a 7000 rpm, que representa 8 Nm (ou 0,82 kgf.m) acima do antigo motor.
Além do aumento de potência e de torque, o novo motor foi ajustado para oferecer uma aceleração aprimorada e uma pilotagem muito mais responsiva e empolgante. O intervalo de accionamento não é uniforme, o que proporciona um comando e capacidade excelentes.
Além de todas as mudanças, a moto ainda está disponível em cinco versões para abranger diferentes públicos: Tiger 1200 GT, Tiger 1200 GT Pro, Tiger 1200 Rally Pro,Tiger 1200 GT Explorer e Tiger 1200 Rally Explorer.