Nos últimos tempos, têm surgido preocupações crescentes sobre o abrandamento notório do financiamento dos investidores em todo o ecossistema africano de startup.
Já nos últimos meses, verificou-se uma queda significativa no montante angariado pelas startups africanas, especialmente em comparação com o conseguido durante os dois primeiros meses do ano. Entre Abril e Maio de 2022, as startups africanas mal conseguiram angariar 300 milhões de dólares em fundos de capital, enquanto no primeiro trimestre de 2022 tinham conseguido alcançar cerca de 1,8 mil milhões de dólares, de acordo com os dados revelados pela Business Insider Africa.
Apesar disto, existem boas razões para se ser optimista. A principal é que o financiamento de startups africanas cresceu 150% no primeiro trimestre de 2022, superando o desempenho de outras regiões do mundo. E embora o desempenho no segundo trimestre não tenha sido exactamente encorajador, existe uma forte possibilidade de recuperação antes do final de Junho.
Abaixo estão as 12 startups africanas que tiveram um bom desempenho em termos de angariação de fundos. Estas startups selaram as maiores rondas de financiamento desde Janeiro. Muitas delas estão concentradas na Nigéria, Quénia, África do Sul e Egipto.
Flutterwave
É uma fintech nigeriana que fornece uma infra-estrutura de pagamento para comerciantes globais e provedores de serviços de pagamento em todo o continente. Em Fevereiro deste ano, a Flutterwave anunciou uma ronda de financiamento de 250 milhões de dólares. Até agora, a gigante fintech nigeriana continua a ser a única que angariou mais de 200 milhões de dólares numa única ronda.
Wasoko
É uma startup queniana que ajuda a estabelecer um contacto entre os fornecedores e os retalhistas de forma mais facilitada e sem custos de transporte, com o objectivo de apoiar as comunidades africanas no mundo do retalho.
Em Março, a Wasoko anunciou que tinha assegurado um financiamento de 125 milhões de dólares numa ronda de financiamento. Foi também rebaptizada de Sokowatch para Wasoko.
InstaDeep
É uma empresa tunisiana que oferece a outras empresas sistemas de tomada de decisão baseados em Inteligência Artificial. Anunciou, em Janeiro, que tinha angariado 100 milhões de dólares.
Clickatell
Trata-se de uma empresa de comércio por chat focada em África. Em Fevereiro, anunciou que selou uma ronda de financiamento de 91 milhões de dólares.
M-KOPA
É uma plataforma que fornece produtos essenciais para clientes com poucos recursos em África, incluindo iluminação solar, televisores, frigoríficos, smartphones e serviços financeiros. Em Março deste ano, este financiador de activos angariou 75 milhões de dólares em financiamento.
Moove
É uma empresa de produção, comercialização e distribuição de lubrificantes e graxas para os segmentos automotivo, agrícola, aéreo, naval e industrial. Em Março, anunciou que tinha angariado um total de 105 milhões de dólares.
Copia Global
Trata-se de uma empresa queniana de comércio electrónico que anunciou que tinha angariado 50 milhões de dólares numa ronda da série C liderada pela Godwell Investors, juntamente com a Zebu Investment Partners e a U.S. International Development Finance Corporation.
VALR
É uma plataforma de activos digitais que permite aos clientes comprar, vender, armazenar e transferir bitcoin e outras moedas criptográficas, de forma contínua e segura. Esta bolsa de criptografia africana angariou 50 milhões de dólares no início deste ano.
Instabug
É uma empresa egípcia de software que fornece relatórios de bugs, monitorização do desempenho de aplicações, relatórios de crash, chats em tempo real e inquéritos aos utilizadores para aplicações móveis. Em Maio, a empresa anti-malware angariou 46 milhões de dólares numa ronda.
Apollo Agriculture
A Apollo Agriculture é uma empresa tecnológica com sede em Nairobi, Quénia, que ajuda os pequenos agricultores a maximizar os seus lucros. Também em Março, esta empresa queniana agritech angariou 40 milhões de dólares numa ronda de financiamento.
Reliance Health
É um centro comunitário de saúde mental sem fins lucrativos, com a missão de melhorar a saúde através do bem-estar mental. Em Fevereiro, esta startup angariou 40 milhões de dólares.
Market Force
Empresa que angariou 40 milhões de dólares em Fevereiro.
Discussion about this post