Um concurso para se encontrar parceiros estratégicos interessados em desenvolver os projectos de geração de energia com base em fontes solar em Lichinga, no Niassa, e Manje, Tete, será lançado até finais do próximo mês no País.
Dados avançados ao Notícias pelo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), Paulo da Graça, indicam que o lançamento do concurso se enquadra no Programa de Leilões em Energias Renováveis. Segundo Da Graça, as duas centrais terão capacidade para geração de 30 Megawatts cada.
Para a concretização do projecto da central solar de Lichinga está agendada, para o próximo dia 29, a realização de duas reuniões para apresentação pública do estudo de pré-viabilidade ambiental e definição do âmbito, bem como dos termos de referência e auscultação de todas as partes interessadas e afectadas pelo projecto.
Em Moçambique, o Programa de Leilões de Energias Renováveis (PROLER) foi lançado em Setembro de 2020. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, com o apoio da União Europeia, no âmbito da promoção do aumento da capacidade de geração de energia eléctrica no País.
Com o lançamento dos leilões em regime de concurso público, o Governo pretende conferir transparência e competitividade ao sector das energias renováveis, atraindo potenciais investidores nacionais e internacionais.
Um dos objectivos principais do Programa de Leilões é a diversificação das fontes de energia de qualidade e de baixo-custo, garantindo uma maior contribuição das energias renováveis na transição energética e na electrificação em todo País.