A operadora móvel Vodacom procedeu nesta segunda-feira, 20 de Junho, ao lançamento do Programa de Bolsas de Estudos para jovens mulheres moçambicanas, interessadas numa carreira na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Trata-se de uma iniciativa da operadora que, na sua primeira fase, atribuirá 60 bolsas de estudo a igual número de mulheres, nas áreas de Analítica Empresarial (Business Analytics) e Marketing Digital.
Para acederem a esta oportunidade, as candidatas devem ter nacionalidade moçambicana, idade compreendida entre 20 e 35 anos, e ter conhecimentos da língua inglesa, uma condição essencial para uma carreira tecnológica ou digital na actualidade. As candidaturas irão decorrer de 20 de Junho a 20 de Julho próximo, através dos canais a serem disponibilizados pela operadora nas suas plataformas electrónicas.
Os cursos terão a duração de quatro meses, com o início da formação marcado para Agosto deste ano. No final do curso, as participantes irão receber o respectivo certificado.
A iniciativa será desenvolvida em parceria com um provedor global especializado, garantindo assim os mais elevados padrões de qualidade e as oportunidades de reconhecimento futuro desta formação.
“Este programa insere-se no quadro da iniciativa ‘Vodacom Faz Crescer’ – que pretende contribuir para a melhoria do acesso à informação e da qualidade da educação no País – e é mais uma forma que encontrámos de promover a inclusão digital e reforçar as competências digitais e tecnológicas da nossa juventude, aumentando as suas oportunidades de emprego ou de criação de auto-emprego”, sublinhou Lara Narcy, directora-executiva de Relações Externas da Vodacom.
Através desta iniciativa, a companhia quer perceber a demanda das pessoas, particularmente das mulheres e dos jovens adultos em geral, para este tipo de cursos e formações, o que irá permitir uma tomada de decisão sobre a continuidade deste tipo de acções.