Por ocasião da passagem do Dia Mundial do Dador Sangue, que se assinalou no dia 14 de Junho, o Absa Bank Moçambique renovou o seu lema “Eu Sou Vida e Dou Vida”, numa cerimónia conjunta com o Hospital Central de Maputo, o Porto de Maputo (MPDC), Dalima, Agência Criativa Moya e a Sumol Compal Moçambique, incentivando a doação de sangue pela relevância que este acto de cidadania desempenha na vida de quem deste bem precisa.
Adicionalmente, foram doados colmans, bolinhas de stress, esfigmomanómetro, termómetros de geleira e material de marketing, destinados, em igual número, aos bancos de sangue de Maputo, Beira, Quelimane e Nampula.
Presente na ocasião, o administrador delegado do Absa Bank Moçambique, Rui Barros, deu nota que o Banco celebra o dia do dador de sangue para relembrar às pessoas da importância deste acto, referindo igualmente que todos os dias são bons dias para se doar sangue, sendo hoje, particularmente, um dia especial em que todo o mundo se une em prol desta nobre causa.
“Sangue é vida e hoje aqui celebramos esta dádiva. Temos vindo a acompanhar este fantástico trabalho nos últimos anos promovendo a celebração desta data e igualmente campanhas para obtermos mais sangue com vista a alcançar mais doadores. Com a campanha que hoje anunciamos, esperamos que por todo País consigamos colectar esse bem tão precioso que é o sangue, para ajudar todos aqueles que [dele] precisam em momentos de dificuldade. A nossa meta é que nunca falte sangue. O ideal era que cada banco de sangue tenha um excedente garantindo, que sempre que haja necessidade se tenha onde recorrer,” afirmou Barros.
Por sua vez, o Porto de Maputo (MPDC), representado pela responsável de comunicação e imagem, Soraia Abdula, reforçou que “para nós, a iniciativa de unir esforços com diversos parceiros no sentido de aumentar a reserva de todos os bancos de sangue de Moçambique e assim poder salvar milhares de vidas não é um acto de responsabilidade social, é, sim, um de cidadania que deve ser assumido e praticado por todos nós.”
Entretanto, a directora do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo, Sandra Oficiano, enfatizou que “hoje homenageamos todos os dadores de sangue, sem os quais não seria possível a realização de várias intervenções médicas. Muitas vezes são pessoas anónimas da sociedade que, sem medir esforços nem circunstâncias, doam um pouco de si para salvar vidas. Eles são nossos colaboradores directos presentes em vários momentos”.
“Felicitamos os heróis anónimos, pois os seus actos melhoram a condição de saúde dos nossos doentes. Temos uma média diária de doações de 60 unidades sendo que a nossa necessidade é de 100 unidades diárias. Anualmente temos uma necessidade de 23 a 24 mil unidades contra os cerca de 25 mil pedidos, o nível de satisfação do banco de sangue é de cerca de 95% e o nosso objectivo é chegar a 100%”, concluiu Emília Jeque, directora clínica substituta do Hospital Central de Maputo.
Com esta acção, o Absa Bank Moçambique e os seus parceiros iniciam, assim, a campanha de sensibilização anunciando a campanha de doação a nível nacional a decorrer nos dias 6, 7 e 8 de Julho nas cidades de Maputo, Beira, Quelimane e Nampula.
Discussion about this post