Por mais simples que seja o negócio que se queira gerir, iniciar um quase nunca é um processo fácil.
Há, quase sempre, obstáculos ao sucesso e elaborar um plano para lidar com eles é um dos primeiros passos na aprendizagem de como iniciar um negócio. Os outros passos dependem largamente do tipo de negócio, mas há algumas orientações gerais a seguir, incluindo lidar com questões financeiras, organizar um plano de negócios e registar o estado.
Separar contas pessoais das empresariais
Em primeiro lugar, de acordo com o Netibang, é preciso manter contas pessoais e empresariais separadas. Isto é altamente recomendado para qualquer pessoa que deseje iniciar um negócio, mesmo para aqueles interessados em empresas em nome individual. Para tal, é sempre melhor registar um nome fictício, mais conhecido como nome comercial, junto das autoridades estatais ou regionais.
Encontrar dinheiro-semente
Depois de o nome ter sido registado e de a conta bancária ter sido criada, o passo seguinte é encontrar dinheiro-semente. Chama-se assim porque, se for manuseado correctamente, espera-se que cresça. Aqueles que têm poupanças pessoais suficientes podem financiar a operação de arranque por conta própria. Outros terão provavelmente de considerar a possibilidade de angariar fundos de alguma forma.
Elaborar um Plano de Negócios
A procura de empréstimos ou a emissão de acções públicas são opções comuns para a angariação de capital adicional. Ao procurar estes empréstimos ou investidores, é bom elaborar um plano de negócios. Esta é uma das primeiras coisas que o banco e o investidor irão ter em consideração para determinar se um cliente sabe realmente como começar um negócio. O plano de negócios deve incluir uma análise do mercado, local ou não, juntamente com os concorrentes e objectivos. Uma análise de qualquer informação financeira e do que está planeado para o futuro também é importante, tal como uma estratégia de marketing.