A Associação Moçambicana de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) considera ser prematuro confirmar se haverá ou não uma nova subida do preço dos combustíveis no País para esta sexta-feira, 17 de Junho, mediante informações que já circulam, informalmente, desde o início desta semana.
Ao Diário Económico, Ricardo Cumbe, secretário-geral da organização, afirmou que, relativamente aos novos preços que já circulam dando conta que o gasóleo passará a custar 96,00 Mts e a gasolina 93,00 Mts não correspondem à verdade, sendo apenas especulações. “A informação é uma especulação, não é uma fonte muito referenciada, pois quem anuncia a subida de preços é o regulador, neste caso a Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique (ARENE)”, explicou o secretário-geral.
Para já, a AMEPETROL afirma não ter uma posição formulada quanto a este assunto, argumentando que só poderá pronunciar-se depois da decisão do Regulador.
No entanto, Cumbe aventa a hipótese de haver, nos próximos dias, algum pronunciamento sobre os preços dos combustíveis no País.
A ARENE anunciou, em finais de Maio, o reajuste dos preços dos combustíveis em Moçambique, com um aumento em todos produtos petrolíferos.
Segundo a mais recente tabela apresentada em conferência de imprensa pela ARENE, a gasolina subiu de 77,39 meticais para 83,30 meticais por litro, o gasóleo passou de 70,97 meticais para 78,48 meticais por litro e o gás doméstico também registou uma subida, passando de 80,49 meticais para 85,53 por quilo.
O petróleo de iluminação também subiu de 50,16 meticais para 77,48 meticais por litro.