O relógio da Apple é um dispositivo que ganhou relevância no mundo pelas suas características dedicadas à saúde e bem-estar dos utilizadores.
Para além de todo um conjunto de sensores para controlar a actividade cardíaca, a Apple quer este dispositivo a ajudar as pessoas em muitas mais situações.
A US Food and Drug Administration (FDA), uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, deu luz verde a uma aplicação da Apple Watch para monitorizar a doença de Parkinson. A ferramenta foi desenvolvida pela empresa Rune Labs e irá tirar partido das tecnologias de ponta que o relógio inteligente incorpora.
De acordo com a informação partilhada pela Reuters, os sensores pré-existentes do Apple Watch já podem detectar quedas, tremores e outras perturbações de movimento consistentes com os sintomas de Parkinson. No entanto, a Rune Labs foi mais longe com a sua aplicação, recolhendo dados individuais sobre a experiência dos sintomas dos pacientes para que possam ser partilhados com os médicos para determinar o melhor curso de tratamento.
Brian Pepin, CEO da Rune Labs, disse que os dados que o Apple Watch recolhe através da sua aplicação de monitorização de Parkinson serão combinados com dados de outras fontes, tais como implantes cerebrais. Acrescentou ainda que a aplicação utiliza o software StrivePD da Rune Labs para enviar aos clínicos fluxos contínuos de dados para dar mais contexto aos padrões de movimento.
Isto fornece mais dados do que os clínicos receberiam se observassem um paciente a entrar para uma breve visita à clínica, uma vez que os sintomas de Parkinson mudam com o tempo.
Os criadores têm vindo a testar a monitorização da doença de Parkinson do Apple Watch desde que a gigante tecnológica introduziu a sua estrutura ResearchKit em 2015.
Originalmente, isto permitiu ao Apple Watch acompanhar o andar dos utilizadores, pedindo-lhes que andassem 20 passos em cada direcção. Três anos mais tarde, a Apple actualizou o ResearchKit com o API Movement Disorder, que pode detectar dois sintomas comuns da doença de Parkinson: tremores e discinesia, um efeito secundário da medicação de Parkinson que causa movimentos bruscos e trémulos.
Discussion about this post