A empresa nigeriana de energias renováveis Oanda Clean Energy (OCEL) assinou um memorando de entendimento com a Autoridade de Transportes da Área Metropolitana de Lagos (LAMATA), para trabalhar em conjunto no planeamento, implementação, regulamentação e gestão de um sistema de transportes públicos sustentável e integrado para reduzir as emissões de gases com efeito estufa.
O ínicio da parceria entre a OCEL e a LAMATA será marcado pelo desenvolvimento de infra-estruturas de carregamento de veículos eléctricos para autocarros de trânsito em massa, como parte dos esforços do Governo nigeriano para explorar recursos de energia renovável no sentido de mitigar as alterações climáticas na cidade mais populosa de África.
“Com o entendimento de que o transporte é um emissor chave de gases com efeito estufa na Nigéria, desenvolvemos uma estratégia para reduzir estes gases em 50%. Uma componente chave desta estratégia foi identificar e desenvolver um sistema de trânsito de massa mais robusto para Lagos, que incluia vias férreas e fluviais, entre outras. Utilizar a electricidade para alimentar o transporte público é um passo na direcção certa, e a partir daí transitaremos gradualmente para carros particulares”, disse Frederic Oladeinde, comissário para os Transportes na cidade de Lagos.
Com o sector dos transportes a representar entre 23% e 30% das emissões anuais de Lagos, a electrificação do sistema de transportes permitirá à capital nigeriana atingir o seu objectivo de mitigação do clima de 2050 como signatária da campanha das Nações Unidas “Race to Zero”.