A primeira linha do carro das 946 unidades da Lightyear será produzida na Finlândia, com um preço inicial de 250 mil euros (cerca de 16 milhões de meticais).
A Lightyear, fabricante holandesa pioneira em veículos eléctricos solares, alcançou um grande marco no desempenho e autonomia ao circular 710 km com o protótipo do One e 11 mil km, criando recargas solares e recargas do freio regenerativo.
Lex Hoefsloot, CEO e co-fundador da empresa dos Países Baixos, explicou que o carro conseguiu registar este grande alcance com um consumo de energia de apenas 137 Wh por milha, isto a 53 milhas por hora. “Mesmo os carros eléctricos mais eficientes do mercado hoje consomem cerca de 50% a mais de energia a esta velocidade relativamente baixa”, disse ao site Automotive World.
Ao todo foram seis anos de desenvolvimento. Agora, o responsável da empresa afirma estar, finalmente, pronto e disponível para encomendas a partir do terceiro trimestre de 2022.
A empresa também afirmou que num dia ensolarado médio na Holanda o carro pode rodar cerca de 50 km por dia, graças apenas à energia proveniente dos 5 metros quadrados de painéis solares no tecto e capot.