O principal objectivo quando se entra em qualquer projecto de investimento é obter dividendos consideráveis, mas em qualquer mercado potencialmente gerador de ganhos, é preciso perceber as dinâmicas, e saber como proceder. O mercado das pedras preciosas, e mais concretamente dos diamantes, não foge a essa regra, e por isso apresentamos-lhe algumas dicas específicas que podem ajudá-lo a decidir qual a melhor maneira de abordar este negócio.
Para começar, a base de capital do investidor, a avaliação dos atributos de qualquer diamante e a avaliação do mercado de diamantes são questões essenciais que devem ser consideradas à partida.
Quando for tomada a decisão de investir em diamantes, o primeiro passo será realizar uma análise do comércio de diamantes, incluindo os preços actuais dos diferentes tipos, que podem ser diferenciados de acordo com as linhas de cor, tamanho, corte e pureza. Isso é importante porque as várias cores dos diamantes têm preços diferentes, como branco, azul, rosa e todos os tons intermediários, inclusive o amarelo. O investidor em potencial terá de verificar a sua base de capital para descobrir quanto dinheiro tem para trabalhar, pois isso ajudará a determinar que tipo de diamantes comprar. Após essa análise, o investidor terá de procurar onde comprar os diamantes a uma taxa razoável.
Alguns revendedores podem vender diamantes a uma taxa comparativamente mais barata do que outros podem oferecer para a mesma categoria de diamantes. Para garantir que [os diamantes] tenham qualidades declaradas, o investidor deve inspeccioná-los para verificar o corte das pedras e outros atributos que podem afectar o seu preço, como defeitos na pedra. A razão pela qual o corte do diamante deve ser importante para o investidor deve-se ao facto de que os preços do diamante poderem ser afectados pelo tipo específico de corte considerado moderno na época. Assim, um corte que está na moda agora pode não estar na moda em cerca de 15 anos, quando o investidor decidir revender o diamante para obter lucro, o que significa que o preço final pode ser afectado negativamente.
Outro factor a considerar ao investir em diamantes é a cor dos mesmos, porque os coloridos são mais raros e, consequentemente, mais caros que os brancos mais omnipresentes. Investir em diamantes também significa que o investidor deve entender que, geralmente, é um processo mais fácil quando está a tentar comprar diamantes do que revendê-los devido à apreensão dos revendedores ao negociar com vendedores desconhecidos. O preço dos diamantes é relativamente mais estável do que outros tipos de investimentos, porque a lei da procura e da oferta é mais artificial nesse comércio, com base no facto de que apenas algumas grandes empresas controlam a maioria das vendas de diamantes no mundo.
Discussion about this post