O Governo do Reino da Noruega vai disponibilizar mais de 160 milhões de meticais para projectos de empoderamento da mulher na promoção da paz e segurança em Moçambique. O projecto, a ser implementado pela ONU Mulheres, em coordenação com o Governo de Moçambique, terá a duração de dois anos.
De acordo com O País, este é mais um projecto ligado ao empoderamento e à participação da mulher na promoção da paz e segurança, que foi lançado em Maputo através da assinatura de um memorando de entendimento entre o Governo do Reino da Noruega e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Moçambique (ONU Mulheres).
“O objectivo geral desta nova fase é que as mulheres e meninas contribuam e tenham maior influência na construção da paz sustentável e resiliência e se beneficiem, igualmente, da prevenção de conflitos e desastres em Moçambique. Aproximadamente 40 milhões de pessoas serão alcançadas através desta intervenção em comunidades-alvo, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula, Sofala e Manica, com um financiamento de 24 milhões de coroas norueguesas entre 2022 e 2024”, disse Sissel Idland, chefe de cooperação da Embaixada da Noruega.
Segundo a fonte, o projecto vai apoiar o Governo de Moçambique no desenvolvimento do novo plano de acção nacional sobre a mulher, paz e segurança, numa altura em que este grupo tem sido bastante afectado pela guerra na zona Norte do País.
O projecto, a ser implementado em coordenação com o Ministério do Género, Criança e Acção Social e sociedade civil, terá a duração de dois anos e visa, essencialmente, segundo a ONU Mulheres, minimizar o sofrimento das mulheres nas zonas de conflito, com destaque para Cabo Delgado.
“As diversas crises que o País enfrenta neste momento afectam, de forma específica e diferenciada, a vida das mulheres e raparigas. Mulheres, homens, raparigas e rapazes são todas e todos vítimas de actos de violência e insegurança”, disse a representante da ONU Mulheres.
Segundo a organização, o projecto, intitulado “Promovendo a Participação e Liderança Das Mulheres Na Paz, Segurança E Processos De Recuperação Em Moçambique”, tem como principal objectivo contribuir para uma sociedade na qual as mulheres e raparigas contribuem e exercem uma maior influência na construção da paz sustentável e igualdade, beneficiando-se, também, dos esforços de prevenção de conflitos em Moçambique.
“Mais especificamente, propomo-nos capacitar e apoiar mulheres e activistas para que tenham maior influência na tomada de decisões em processos políticos de paz e segurança e contribuam para respostas a crises e fortalecimento da resiliência; [pretendemos] reforçar a capacidade do Governo de Moçambique para implementar os compromissos sobre a agenda ‘Mulheres, Paz e Segurança’ (MPS) e assegurar que os quadros de monitoria e responsabilização sejam implementados a nível nacional, regional e provincial, promovendo maior coordenação dos compromisso sobre a MPS”, conclui.