A Confederação das Associações Económicas (CTA) e o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) assinaram, esta terça-feira, 7 de Junho, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, um memorando de entendimento para a capacitação técnica de 40 micro, pequenas e médias empresas (MPME) de Cabo Delgado no ramo da administração do trabalho. O acordo vigorará ao longo dos próximos dois anos.
O documento foi assinado no decorrer do seminário “Pequenas empresas, grandes negócios: O papel da Cooperação Empresarial na obtenção de novos contratos e criação de emprego”, realizado pelo +Emprego, programa do Camões IP co-financiado pela União Europeia em parceria com a Cooperação Portuguesa.
O director-geral adjunto do IFPELAC, Adelino Novais, acredita que as capacitações das micro, pequenas e médias empresas abrirão espaço a novas parcerias. “Com o memorando que acabámos de assinar, iremos possibilitar capacitar 40 micro, pequenas e médias empresas, permitindo às PME estabelecer novas parcerias”, disse.
Já o presidente da CTA, Agostinho Vuma, afirmou que o memorando de entendimento “é relevante e irá ajudar a aumentar a competitividade destas pequenas e médias empresas da província”, sublinhado ainda o interesse da organização a que preside em “certificar 15 destas empresas porque a certificação torna as PME mais credíveis e aproxima-as dos grandes projectos”, referiu.
A decorrer no Pemba Express Hotel, o evento é organizado pelo ‘+EMPREGO’, em parceria com o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Media 4 Development com a consultora BlueBiz.
O seminário conta com três momentos: a assinatura do memorando de entendimento entre o IFPELAC – Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo, e a CTA, representada pelo seu presidente Agostinho Vuma, no domínio da Capacitação das PME de Cabo Delgado; um workshop intitulado “Pequenas empresas, grandes negócios: O papel da Cooperação Empresarial na obtenção de novos contratos e criação de emprego”; e, já durante a tarde, a apresentação da “Plataforma de registo e necessidades de formação das PME de Cabo Delgado” por parte do ‘+ Emprego’ e da CTA.
O projecto +EMPREGO é co-financiado pela União Europeia e pelo Camões, I.P., e tem como objectivo aumentar as oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, e em particular dos jovens, contribuindo para a melhoria do acesso ao trabalho decente e do seu rendimento em actividades directa ou indirectamente relacionadas com a indústria do gás natural.