A aplicação sul-africana de chamadas internacionais Talk360, que permite às pessoas fazer chamadas fiáveis e acessíveis para qualquer telefone fixo ou móvel em todo o mundo, assegurou um financiamento de quatro milhões de dólares, enquanto se prepara para lançar uma nova plataforma de pagamento ainda este ano.
Os investidores incluem vários fundadores e executivos, tais como Gaston Aussems (ex-Mollie), Robert Kraal (ex-Adyen), Gabriel de Montessuss (Presidente WorldPay International) e Marnix van der Ploeg (ex-Booking.com e EQT).
Gaston Aussems (ex-Mollie) afirmou que África é um “mercado de crescimento interessante”, com uma classe média em rápido crescimento. “Através da aplicação de chamadas, o Talk360 já ligou muitas pessoas e está consistentemente a melhorar a vida dos seus clientes”, disse Aussems.
“Com 60% da população com menos de 25 anos de idade, existe um enorme potencial para serviços digitais móveis. A nova plataforma de pagamento tornará possível aos fornecedores oferecer os seus serviços em todo o continente e oferecer uma opção de pagamento adequada para cada consumidor”.
A Talk360 visa também acelerar a sua missão de criar empregos nas comunidades que serve através da sua rede de agentes em rápido crescimento.
“Ao criar empregos e oportunidades de microempreendedorismo em diferentes comunidades, aprendemos como podemos ajudar os consumidores e as empresas africanas a ligarem-se aos seus familiares”, disse Osnabrugge.
Esta aplicação foi co-fundada, em 2016, pelo construtor de empreendimentos sul-africano Dean Hiine, pelos empresários holandeses Hans Osnabrugge e Jorne Schamp. Com escritórios na África do Sul, Holanda, Índia e Nigéria ligou mais de dois milhões de pessoas em 2021.
A nova plataforma de pagamento visa abordar a questão contínua da inacessibilidade, proporcionando aos utilizadores a opção de comprar produtos e serviços utilizando qualquer moeda e mais de 160 métodos de pagamento
“Desde o início, a nossa missão foi a de estabelecer pontes entre as distâncias e ligar vidas, oferecendo serviços digitais fiáveis, acessíveis e fáceis de usar, entregues de forma localizada a todas as comunidades, particularmente aos países emergentes, para que se possam ligar ao mundo”, disse Hiine.
“O aplicativo Talk360 é agora o aplicativo número um em África, independentemente da moeda dos utilizadores ou da forma de pagamento preferida. Graças aos nossos mais de 750 mil pontos de venda físicos e à capacidade de suportar carteiras móveis, o nosso alcance vai além do tradicional suporte de cartões de crédito e débito que as empresas internacionais normalmente utilizam. Temos agora tracção suficiente para atrair investidores de renome internacional, para expandir a nossa pegada, e permitir que outras empresas utilizem a nossa plataforma única de pagamento de caixa para toda a África”.
Embora o aplicativo Talk360 esteja a registar um rápido crescimento no continente, com um número crescente de utilizadores pagantes, a acessibilidade tem sido um problema para os 500 milhões de pessoas com falta de serviço. Os utilizadores têm serviços bancários online para comprar tempo de antena do Talk360, ou as suas moedas locais ou métodos de pagamento simplesmente não são suportados.
A nova plataforma de pagamento vai abordar a questão contínua da inacessibilidade, proporcionando aos utilizadores a opção de comprar produtos e serviços utilizando qualquer moeda e mais de 160 métodos de pagamento. Será igualmente aberta a outros prestadores de serviços.