O Serviço Provincial de Ambiente, em Inhambane, introduziu o Sistema de Informação Florestal (SIF), criado para garantir uma melhor exploração dos recursos florestais, como a madeira em touro, estacas, lenha e carvão vegetal.
Segundo o chefe do Departamento de Florestas e Plantações de Árvores, no Serviço Provincial de Ambiente, Paulino Manuel, a introdução deste sistema vai permitir um melhor controlo na emissão de licenças atribuídas aos operadores florestais.
Paulino Manuel indicou que, de entre várias vantagens, a informatização deste serviço visa disciplinar o sector das florestas e acabar com os madeireiros ilegais ou que operam sem a documentação completa.
“Os operadores são obrigados a ter uma quitação da Segurança Social das Finanças, uma declaração em que as autoridades certificam o cumprimento das responsabilidades sociais no local da exploração dos recursos”, explicou.
Alguns operadores florestais entrevistados pelo Notícias, a propósito da introdução deste serviço, enalteceram a iniciativa por possibilitar uma exploração sustentável dos recursos sem pôr em causa as próximas gerações. A estratégia, consideram, é também pertinente por permitir estancar a existência de operadores furtivos.