A construção de um orçamento exige que as pessoas que desejam realizar reformas ou construções definam uma estimativa de quanto o projecto pode custar.
Embora a maioria das pessoas aceite que um orçamento pode mudar durante um determinado processo, o objectivo primeiro é criar um orçamento o mais próximo possível do custo das despesas reais. Essa prática é utilizada por proprietários interessados em reformar assoalhadas das suas propriedades e/ou como por empresas maiores que actuam no ramo de construção.
Na elaboração de um orçamento, determina-se quais os serviços e equipamentos necessários, pesquisando o mercado para obter estimativas e planeando com antecedência, tendo em consideração vários cenários e desafios que possam ocorrer.
Um primeiro passo comum quando se faz um orçamento é criar uma lista de inventário do que é necessário para concluir um trabalho. Para projectos menores, isso pode incluir materiais como tinta, carpetes e madeira. Projectos de grande escala podem incluir mão-de-obra contratada e equipamentos alugados.
Outras despesas também podem fazer parte da lista de orçamento. Por exemplo, muitos especialistas financeiros acreditam que o seguro pode ser uma despesa necessária para os proprietários sempre que os trabalhadores trabalham nas suas propriedades. O custo da responsabilidade por lesões pode ser alto e a segurança oferecida pelo seguro é considerada, por muitas pessoas, como valendo o custo adicional.
Indivíduos que constroem um orçamento que pode precisar de contratar mão-de-obra geralmente consultam diferentes contratados antes de finalizar o documento. Os proprietários tendem a achar que os serviços menos caros nem sempre são os melhores. Pode ser mais económico a longo prazo pagar um pouco mais pelos trabalhadores que têm uma boa reputação. Uma consulta eficaz pode incluir o desenvolvimento de um plano de construção no qual são discutidas estimativas e tempo necessários para concluir um trabalho.
Os orçamentos tendem a mudar para proprietários individuais e gestores de projectos de construção. Isto significa que, em ambos os cenários, um orçamento não deve ser tão apertado que um projecto não possa ser concluído se continuar por um dia ou dois a mais do que o previsto. Uma boa maneira de se preparar para as mudanças no orçamento é pensar em vários cenários que possam ocorrer e planear adequadamente.